Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VARÍOLA DOS MACACOS

Secretaria da Saúde confirma mais um caso de monkeypox no Estado

Foto: Cynthia Goldsmith

A Secretaria da Saúde (SES) confirmou mais um caso de monkeypox no Rio Grande do Sul, somando três confirmados da doença até o momento. Trata-se de uma mulher de um município do interior do Estado, com histórico de viagem ao exterior. A paciente passa bem e conta com acompanhamento domiciliar.

Dois casos já haviam sido confirmados anteriormente, um homem da Região Metropolitana e outro, morador do exterior em viagem à Região Metropolitana. Os três casos já passaram por atendimento médico e estão sendo monitorados, assim como os contatos deles, pela Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria de Saúde dos municípios.

LEIA MAIS: Fiocruz conclui sequenciamento genético do vírus Monkeypox

Publicidade

Definições de casos de monkeypox

Caso suspeito:

Pessoa que, a partir de 15 de março de 2022, apresente início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva de monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, associada ou não a adenomegalia ou relato de febre. E um dos seguintes vínculos:

  • Histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas
  • Histórico de contato íntimo com desconhecido/a(s) e/ou parceiro/a(s) casual(is), nos últimos 21 dias que antecederam o início dos sinais e sintomas
  • Ter vínculo epidemiológico com casos confirmados de monkeypox, desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas

Ou ainda:

  • Ter vínculo epidemiológico com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados de monkeypox, desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas

LEIA MAIS: Secretaria de Saúde confirma segundo caso de monkeypox no Rio Grande do Sul

Publicidade

Caso confirmado:

  • Indivíduo que atende à definição de caso suspeito com resultado/laudo de exame laboratorial “positivo/detectável” para monkeypox vírus (MPXV) por diagnóstico molecular (PCR em tempo real e/ou sequenciamento).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.