Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Secretário acredita que equipe tenha encontrado causa de alagamentos na Rótula do 2001

Foto | Guilherme Neuhaus/Município de Santa Cruz do Sul

A equipe da Secretaria Municipal de Obras, que trabalha nesta quinta-feira, 16, na Rótula do 2001, no Centro de Santa Cruz do Sul, acredita ter encontrado a causa dos frequentes alagamentos naquele ponto. Em entrevista à Rádio Gazeta, o secretário Edmar Hermany relatou que a tubulação existente no local era de baixa capacidade.

“Tomamos coragem de abrir a rótula, que todo o mundo dizia ‘é aqui’, ‘é ali’, ‘pode ser’, ‘não sei’, ‘vamos ver’ e a prefeita mandou botar máquina e arrebentar para ver o que era. Agora descobrimos, tem uma galeria que passa embaixo da rótula, uma galeria não muito grande. Os engenheiros que viram isso, ela deve ter uns 80 de ‘fundura’, uns 60 de comprimento, e o que alimentava toda essa bacia eram dois canos de 30. Era impossível a parte pluviométrica ser absorvida por essa canalização”, explicou Hermany. Os canos estão sendo substituídos por outros, com capacidade maior.

LEIA MAIS: Intervenções na Rótula da Independência devem alterar o trânsito nesta quinta-feira

De acordo com o secretário, vários problemas menores também foram percebidos. “Cada buraco que se abre é um Kinder Ovo: não se sabe o que tem dentro, o que vai vir.” Edmar Hermany afirmou que a falta de ampliação da drenagem após a construção da pista de bicicross no Parque da Oktoberfest pode ter desencadeado o problema dos alagamentos na rótula. “Quando foi feito o complexo do bicicross eles não lembravam que isso aqui foi feito num banhado que tinha aqui, no parque da Oktober”, recordou.

O secretário elogiou diversas vezes, durante a entrevista, a equipe da pasta. “50% dos problemas de cano entupido, calçada estourada, assim por diante, nós já resolvemos. Isso em quatro meses em que estamos trabalhando nisso”. Ainda conforme Hermany, os trabalhos na rótula do 2001 avançam bem. “Pelo ritmo que está indo, acho que sexta-feira já podemos fechar essas valetas”, projetou.

Com informações da repórter Aline Silva

LEIA MAIS: Rompimento de rede causa falta de água em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.