Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

meio ambiente

Semass amplia projeto Recicla Santa Cruz e instala mais quatro contêineres laranjas

Foto: Luiz Fernando Bertuol

Lançado em junho deste ano, com a instalação de contêineres na cor laranja em quatro pontos da cidade, o Projeto Piloto Recicla Santa Cruz, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), está sendo ampliado na zona urbana. Mais quatro equipamentos foram colocados em pontos estratégicos da cidade: um na Avenida do Imigrante, dois na Avenida Independência, próximo ao Cemitério Municipal e ao acesso principal da Unisc, e um na Avenida Senador Alberto Pasqualini, nas proximidades da Praça da Pasqualini.

Os contêineres laranjas têm por finalidade coletar materiais como papel, papelão, vidro, metais e plásticos, e são colocados ao lado dos verdes, que já são destinados ao lixo orgânico. Diferente desses, os laranjas contam apenas com uma abertura para que as pessoas possam depositar os materiais. A tampa não pode ser levantada manualmente e portanto não há como ter acesso ao interior, o que vai impedir que os materiais sejam retirados e espalhados nas calçadas, como ocorre costumeiramente nos contêineres verdes. Uma vez por semana, os contentores são esvaziados e o conteúdo é levado à Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), que realiza a separação, pesagem e encaminhamento à reciclagem.

Foto: Luiz Fernando Bertuol

Em Santa Cruz do Sul, a coleta seletiva é fonte de trabalho e renda para 55 famílias. O secretário da pasta, Jaques Eisenberger, destaca a importância da iniciativa. “Se a população continuar colaborando com este projeto, os benefícios ao meio ambiente são muitos, especialmente porque estes produtos reciclados se transformarão em matéria-prima para novos produtos, deixando de ser uma fonte poluidora”, explicou.

LEIA MAIS: Recicla Santa Cruz instala contêineres laranjas para depósito de lixo reciclável

Os contentores são cedidos pela Conesul Soluções Ambientais, empresa que presta o serviço de recolhimento de resíduos domiciliares na cidade, sem qualquer custo aos cofres municipais. A divulgação do projeto é feita através da entrega de folders e conversa com a população próxima dos contentores. Nessa quarta-feira, 24, servidores da Semass percorreram as residências da Avenida do Imigrante, para passar orientações aos moradores.

Com mais esses quatro equipamentos, agora são oito no total. Os demais estão instalados na Rua Marechal Floriano, junto à Praça Getúlio Vargas; na Rua Assis Brasil; na Rua Carlos Trein Filho, próximo à Escola Estadual Estado de Goiás; e na Rua Augusto Spengler, ao lado da Praça Hainsi Gralow.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura lança Projeto Recicla Santa Cruz para impulsionar separação do lixo

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.