Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ORIENTAÇÃO

Seminário aborda o uso consciente da água na agricultura familiar

O 2° Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar ocorrerá na próxima quarta-feira, 29, em Vera Cruz. O encontro trata do tema Água, fonte de desenvolvimento e será realizado no Clube Cultural e Esportivo. Durante a 20º edição da Expoagro Afubra, em março, ocorreu o 1º Seminário, que debateu o trato do solo.

Já neste segundo encontro haverá orientação sobre o uso consciente da água e preservação do solo. “Nos últimos três anos estamos passando por uma forte seca, os agricultores ficaram sem água para os animais e lavouras. Além disso, os centros urbanos têm dificuldade de acesso a água de qualidade. Precisamos trazer esse debate, para falar sobre os investimentos na água e na preservação”, explica o vice-coordenador da Regional Sindical e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz, Cristian Wagner.

LEIA TAMBÉM: Unisc renova parceria com a Família Agrícola

Publicidade

Para ele, não adianta ter bons maquinários e estruturas se o solo não estiver em boas condições para o plantio. “De nada serve investirmos em políticas públicas para aquisição de equipamentos se o nosso bem maior, o solo e a água, não tiver qualidade para gerar um bom retorno na produção”, questiona. Conforme o vice-coordenador, são esperadas cerca de 250 pessoas. Para participar do evento é necessário procurar o sindicato municipal, Emater ou a Secretaria de Agricultura para garantir a presença.

Programação

  • 8h30: abertura do evento.
  • 9 horas: Programa Protetor das Águas, desenvolvimento do projeto, sua história e novos desafios: palestra com Tânise Etges, responsável técnica da ETA de Vera Cruz e coordenadora do Programa Protetor das Águas; e com Marcelo Kronbauer, mestre em Tecnologia Ambiental.
  • 10h30: Experiência no Programa Protetor das Águas: palestra com Marcos e Matheus Koehler, produtores rurais.
  • 11 horas: Projeto Cisternas: palestra com Maurício Queiroz, membro da Comissão Pastoral da Terra.
  • 12 horas: almoço gratuito.
  • 13 horas: Projeto Açudagem e Irrigação: palestra com José Motta, que é engenheiro agrônomo, assistente técnico regional em Recursos Naturais Renováveis e supervisor regional da Microrregião Santa Cruz do Sul da Emater/RS.
  • 14 horas: Projeto de recuperação de biomas: palestra com a assessoria de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetag/RS.
  • 15 horas: Programa de preservação da água e qualidade da irrigação: palestra com Jackson Freitas e Valdomiro Haas, servidores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado; e Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).
  • 16 horas: encerramento.

LEIA TAMBÉM: CAF: agricultura familiar passa a ter novo documento

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.