Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INOVAÇÃO

Senai inaugura estrutura ampliada em Santa Cruz do Sul

Foto: Rafaelly Machado

E

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) ampliou a sua estrutura em Santa Cruz do Sul. O Centro de Formação Profissional Carlos Tannhauser passou por uma reformulação envolvendo conceitos de flexibilidade, sustentabilidade e acessibilidade, além da construção de um novo prédio que acrescentou cerca de 770 metros quadrados ao espaço já existente. 

A inauguração oficial ocorre nesta quinta-feira, 10, às 11 horas, em cerimônia para convidados, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry. O evento será realizado no mesmo período em que o Senai da cidade comemora 70 anos do início de sua primeira turma.

A nova estrutura é composta por um laboratório de solda – inclui 14 boxes com sistema de exaustão individualizado, equipamentos que permitem a realização de operações de soldas em processos MIG, MAG, TIG e eletrodo revestido e tratamentos térmicos. O prédio conta ainda com uma oficina de manutenção mecânica industrial, equipada com ferramental e kits didáticos, que permitem ao aluno desenvolver o aprendizado prático alinhado à realidade da indústria local. Também inclui uma sala de aula para até 40 pessoas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Senai de Santa Cruz encerra 2019 com 450 alunos formados

A estrutura já existente passou por modernização, com foco no desenvolvimento de ambientes que estimulem o aprendizado, criatividade e autodesenvolvimento dos estudantes. Outra novidade é o SenaiLab – um Espaço Maker, onde o aluno pode experienciar e prototipar soluções, com ferramentas, máquinas em miniatura que simulam processos convencionais de usinagem, impressoras 3D, máquina de corte e gravação a laser, prototipadoras de placas eletrônicas, kits Lego e até mesmo um robô industrial que permite o aprendizado em programação e operação de robôs.

A unidade conta hoje com laboratórios de elétrica predial e industrial, de eletrônica, hidráulica e pneumática, automação, usinagem CNC, metrologia, solda, além de laboratórios de informática, mini auditório e salas de aula. O aumento da área construída e as reformas possibilitaram reorganizar os ambientes de acordo com as necessidades de cada atividade.

LEIA TAMBÉM: A vida no bairro: de Vila Operária a Bairro Senai

Publicidade

Já o investimento na atualização tecnológica e em tecnologias educacionais permite ao Senai a realização de cursos de iniciação profissional, aperfeiçoamento, qualificação e cursos técnicos, tanto na forma presencial, como em cursos semipresenciais, nos quais o aluno realiza a maior parte da carga horária de forma remota, em ambiente virtual, e executa atividades práticas, periodicamente, nos laboratórios físicos. Entre os cursos técnicos – com carga horária aproximada de 1.400 horas – os destaques são Mecatrônica, Eletroeletrônica, Eletromecânica e Manutenção de Máquinas Industriais, além de um portfólio com opções de menor duração, nas áreas de Automação, Eletroeletrônica, Energias renováveis, Metalmecânica e Construção Civil.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.