Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CULTURA

Série de quatro vídeos mostra a música singular de Dino Vera Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Adelino Bento Machado tem mais de 80 composições e pretende continuar trabalhando em sua música, buscando apoiadores

Um músico da região lançou, recentemente, uma série de vídeos com quatro músicas autorais em versões acústicas. Dino Vera Cruz, nome artístico de Adelino Bento Machado, de 61 anos, nasceu e reside na cidade que carrega no nome. O vera-cruzense possui uma história antiga com a música, com sete discos lançados de forma independente, mas foi só nos últimos anos que passou a divulgar suas composições mais pessoais, que carregam um estilo singular, tanto no formato e na melodia quanto nas letras.

Dino conta que nunca quis ser músico, tinha a ideia de trabalhar para a comunidade e pensava em ser compositor. “A música não foi minha companheira por toda a vida, só agora, quando já estava praticamente aposentado. Eu trabalhava com as minhas músicas mais por hobby, por brincadeira. Agora que estava aposentado fui brincando mais com elas e inovando com as canções, ficou como um legado que eu ainda tinha para deixar”, relata. O violão apareceu quando ainda era adolescente, e aprendeu a tocar sozinho, mas ficou de lado ao longo dos anos enquanto ele trabalhava como pedreiro, serralheiro, funcionário da Prefeitura, na indústria fumageira e como metalúrgico.

LEIA MAIS: Serginho Moah: “Eu acredito que a arte é um presente”

O produtor audiovisual Alceu Silva conta que conheceu Dino quando, a convite dos também músicos Henrique Sulzbacher e Roberto Kittel Pohlmann, ele atuou em projetos na Unisc, como o Circuito de Música Dandô. “Eu conhecia ele, sabia que tocava violão, mas não conhecia esse lado artístico”, recorda. “Ele me apresentou e era um projeto com músicas diferentes, que mostravam um Dino que eu não conhecia. Músicas que tinham reflexões mais profundas, sentimentos mais intensos, e também vinham com uma roupagem musical diferente do que eu estava acostumado a ouvir.”

Foto: Rafaelly Machado

Alceu ficou responsável pelas fotografias do álbum Dino Vera Cruz – Entre amigos, lançado em 2019, e faz parte também da produtora Supernova Filmes, que gravou em 2020 os quatro vídeos do músico que estão sendo lançados agora com o título Dino Vera Cruz Acústico no Bar. Silva também é o diretor do documentário O canto do Bentevi – Vida e Obra de Dino Vera Cruz, produção de 15 minutos que conta a história do compositor, lançada em 2021 pelo Edital FAC Digital RS – Feevale. Com a pandemia, os projetos foram paralisados e não tiveram a divulgação planejada, mas todos desejam retomar em 2022.

Projetos que vêm por aí incluem álbum e live show

A expectativa do artista para 2022 é continuar trabalhando na música, buscar apoiadores para lançar os próximos projetos e também focar na saúde e recuperação. “Um dia tudo termina, mas acho que não está na minha hora ainda. Vou trabalhar e ocupar a cabeça”, planeja. Como ganha um salário mínimo de aposentadoria, ele não consegue investir na música, mas caso alguém tenha interesse em atuar como patrocinador, é só entrar em contato pelo telefone (51) 99372 7050.

As dez músicas que compõem o disco Dino Vera Cruz – Entre amigos podem ser conferidas no YouTube ou no Spotify. Estão disponíveis no YouTube também o documentário de Alceu Silva, O canto do Bentevi – Vida e Obra de Dino Vera Cruz, e os clipes produzidos pela Supernova Filmes O Amor, Velho Andeiro, Família e A Nota é 100. O próximo trabalho de Dino Vera Cruz será um álbum com músicas mais antigas, que será gravado no Estúdio Boca de Sons, em Santa Cruz do Sul, e um projeto de live show com a equipe do primeiro álbum.

LEIA MAIS: Gaúcha DJ Carola é a primeira mulher a lançar música pela gravadora de Martin Garrix

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.