Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

pecuária

Setor de animais atrai visitantes e gera oportunidade de negócios para os criadores

José Amaral, da Fazenda das Nogueiras, de Caxias do Sul

Os visitantes da Expoagro Afubra podem acessar informações sobre tecnologias inovadoras para o manejo e exemplares para melhoramento genético nas propriedades. É uma boa opção de divertimento para as crianças, principalmente pela presença de filhotes de ovelhas, cabras, coelhos, aves, vacas e cavalos. Um dos criadores de ovinos é Enio Müller, da Cabanha Texel Amoras, de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. Com 25 fêmeas e 20 machos em exposição, ele reproduziu a criação de ovinos nas propriedades em piquetes disponibilizados pela Afubra.

Com preços atrativos e maior rusticidade dos animais, Enio está contente com as vendas obtidas. “Trouxe animais sem registro, mas de boa genética. São ideais para o consumo ou até para iniciar uma criação maior. Agradecemos à Afubra pela disponibilização de uma área excelente para os animais”, destacou.

LEIA MAIS: Expoagro: expositores passam a ter segundo pavilhão

Publicidade

De General Câmara, o proprietário da Cabanha Santa Cecília, Lemar Maciel da Rocha, expôs 11 bovinos da raça Braford. A média dos novilhos de um ano e meio é de 560 quilos. Em idade adulta, podem alcançar 900 quilos. Para Rocha, a feira é uma oportunidade de fazer contatos. Segundo ele, a raça ainda tem a crescer. A carne conta com o marmoreio, ou seja, a gordura entremeada que dá mais sabor e maciez. As fêmeas alcançam condições corporais de entrar no cio mais cedo, são mais férteis e mais rústicas em comparação a outras raças.

Na área de bovinos leiteiros, o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando estava representado pelo criador José Amaral, da Fazenda das Nogueiras, de Caxias do Sul. A associação conta com 20 sócios no Estado. O objetivo de expor os 40 animais é divulgar as raças, em crescimento no território gaúcho desde 2009. Amaral salienta que é o tipo de gado ideal para a agricultura familiar. “São animais rústicos, que podem ser criados a pasto, e com um nível maior de gordura no leite. Dá para agregar valor com a produção de queijo, por exemplo”, comentou. A produção diária pode chegar a 50 litros de leite.

LEIA MAIS: Cavalos Crioulos estreiam na Expoagro Afubra 2022

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.