Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VERA CRUZ

Sindicato dos Trabalhadores Rurais festeja aniversário de 58 anos com palestra e jantar

Cristian Wagner, presidente do STR de Vera Cruz, destacou os muitos desafios que a entidade enfrentou em 58 anos de trajetória

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz (STR) comemorou 58 anos de fundação na noite de dessa quarta-feira, 28, com um evento no Clube Cultural e Esportivo. A ocasião abriu o roteiro de atividades da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), intitulado “Fetag-RS em Conexão”. 

A celebração teve início com uma palestra do professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Gualter Baptista Júnior, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) e da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo). O tema foi “Desenvolvimento regional e os desafios para a sucessão familiar”.

Baptista defendeu a importância do acesso a educação, saúde de qualidade e lazer no meio rural. “Por meio das nossas organizações sociais fortes, como a Fetag, não deixar que haja um discurso apenas político, mas que esse acesso realmente seja conseguido.” Além disso, Baptista Júnior salientou que as entidades são fundamentais para a valorização do homem do campo e a sucessão na propriedade.

Publicidade

LEIA MAIS: Vera Cruz é o primeiro município do Estado a receber projeto da FETAG-RS

Em continuidade à palestra, o professor da Unisc Luiz Carlos Alves destacou que a sucessão e o incentivo ao jovem ainda são desafios. “Quanto mais jovem ele tiver contato com o campo, mais cedo ele vai ser instigado a continuar no meio rural.” Alves também enfatizou a importância do acesso à educação e citou outros aspectos que considera fundamentais, como empreendedorismo e controle de emoções. “Todo agricultor familiar empreende por si só todos os dias. Ele faz várias atividades e quanto mais empreender, maior é a probabilidade de ser reconhecido e ter êxito.”

O professor completou que o diálogo entre pais e filhos para essa sucessão familiar também é considerado um desafio a ser superado. Entretanto, salientou que a tecnologia está cada vez mais presente no meio rural, auxiliando na produção e desenvolvimento das propriedades.

Publicidade

Homenagem: Aldemir José Santos, Cristian Wagner (com a placa comemorativa entregue pela Fetag) e Carlos Joel da Silva

Décadas de história

Os convidados usaram a palavra para parabenizar os 58 anos do STR e a atuação do presidente Cristian Wagner. Além disso, falaram da trajetória da entidade até hoje. O representante da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Aldemir José Santos, frisou a importância do trabalhador rural. “São pessoas especiais, que fazem essa engrenagem se movimentar”, disse. 

O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, deixou clara a importância de somar esforços para que a agricultura familiar consiga passar por adversidades e manter o jovem no campo. “Que possamos fazer com que a agricultura familiar seja cada vez mais forte, para continuar produzindo o alimento para a população.”

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, desejou vida longa ao sindicato. “Parabéns pelos 58 anos de história de luta bonita que fizeram aqui no município”, disse. Ele homenageou o presidente Cristian Wagner com uma placa em nome da Fetag. “O 28 de julho, além de dia do agricultor e da agricultora, também é dia de comemorar o aniversário deste sindicato que passou por vários desafios, caminhadas, lutas, mobilizações e atividades que resultaram nesta história tão representativa”, afirmou o presidente homenageado.

Publicidade

Programação

O “Fetag-RS em Conexão” objetiva aproximar a federação e os agricultores familiares para que a entidade, a regional sindical e o sindicato possam ver a realidade vivenciada pelas famílias e também as demandas e as expectativas em relação às instituições.

O roteiro segue hoje e amanhã. Serão visitadas oito propriedades com o objetivo de mostrar a sucessão familiar; educação do campo; a mulher como protagonista e exemplos de políticas públicas, como habitação rural, crédito fundiário, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para finalizar a programação, amanhã, na parte da tarde, acontecerá o encontro de avaliação e levantamento de propostas e a formatura da turma de jovens participantes do Programa Jovem Saber.

LEIA TAMBÉM: Evento do STR promove palestras sobre gestão rural para jovens da região

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.