Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

religiosidade

Sobradinho terá estátua de Cristo com 25 metros de altura

Mesmo tendo servido de inspiração, Mayerhofer adianta que a escultura do Centro Serra será diferente do Cristo Protetor. Uma das diferenças é o tamanho | Foto: Leonardo Capitanio/Konce Agência/Divulgação

Um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão no turismo da região Centro Serra vai oportunizar a construção de uma estátua de Cristo em Sobradinho. A ideia está no plano de governo do prefeito Armando Mayerhofer (MDB) desde a campanha eleitoral, em 2020. Segundo contou em entrevista para o radialista Rosemar Santos, no programa Radar, da Rádio Gazeta 107,9 FM, a iniciativa tem como objetivo explorar o potencial turístico de Sobradinho, que é o município polo da região.

Para Mayerhofer, há investimentos importantes no setor de turismo sendo desenvolvidos na cidade, mas todos da iniciativa privada. “Queremos que o setor público também seja capaz de trazer turistas para a região”, argumentou. Apesar de afirmar que a ideia tenha surgido antes de tomar conhecimento da construção do Cristo Protetor, de Encantado, no Vale do Taquari, o prefeito aproveitou para buscar conhecimento e aprimorar o projeto da estátua de Sobradinho. “Fizemos visitas a Encantado, conversamos com as pessoas envolvidas, como o escultor, o técnico responsável pela construção”, relatou.

LEIA TAMBÉM: Equipe conclui obra da estátua do Cristo Protetor de Encantado

Mesmo tendo servido de inspiração, Mayerhofer adianta que a escultura do Centro Serra será diferente do Cristo Protetor. Uma das diferenças é o tamanho. A imagem de Cristo em Sobradinho será construída junto a um mirante, e terá quatro metros de pedestais e mais 20 de escultura, totalizando, no máximo 25 metros. A estátua de Encantado tem 43,5 metros. Outra diferenciação poderá ser vista na pose da estátua. Enquanto o de Encantado está com os braços abertos com as palmas das mãos viradas para cima, o de Sobradinho terá os braços elevados, como se estivesse abençoando a cidade e os visitantes.

A área onde o Cristo será erguido foi doada à Prefeitura. “É um dos locais mais bonitos da cidade, tem um pôr do sol fantástico, e foi escolhido por técnicos, que vistoriaram todos os locais sugeridos”, contou. O local fica próximo ao trevo de acesso do município. Conforme explicou, aqueles que forem de Candelária, antes de entrar em Sobradinho, verão o Cristo em um morro à direita. “Da cidade, também será possível ter uma visibilidade boa, e vai ficar muito próximo, cerca de 800 metros do asfalto, com boa acessibilidade”, avaliou. Mayerhofer projeta que há possibilidade de, no futuro, ser construído um restaurante panorâmico em anexo ou até mesmo um hotel, com recursos da iniciativa privada. “Um complexo turístico”, apostou.

LEIA TAMBÉM: Acesso ao Cristo Protetor de Encantado receberá melhorias por meio do Pavimenta

O projeto já está aprovado, com todas as autorizações necessárias do Poder Legislativo. A expectativa do prefeito é de que, na próxima semana, seja possível dar início ao processo licitatório para contratação de uma empresa para execução da obra. “Essa empresa deverá fornecer material, mão de obra, e iniciar imediatamente. Nossa expectativa é de que a estátua seja concluída em seis ou oito meses”, apontou. O prazo final, segundo Mayerhofer, será a Páscoa – a ser comemorada em 9 de abril do ano que vem. Ele acredita que, por ser menor e não depender da doação de recursos, como foi o caso em Encantado, o trabalho poderá ser mais ágil.

A construção tem apoio de empresários locais, das igrejas, da Comissão Municipal de Turismo e da Associação de Turismo do Centro Serra (Aturcserra). Durante os trâmites na Câmara de Vereadores, alguns parlamentares se opuseram à iniciativa, mas uma pesquisa de opinião junto à comunidade mostrou que 63% dos sobradinhenses aprovam a ideia. “A nossa população é de muita fé, principalmente após a pandemia de Covid-19”, avaliou. Ainda não há definição sobre o nome para o Cristo – Protetor, em Encantado; Redentor, no Rio de Janeiro.

“Será mais um diferencial turístico para a região”

O prefeito de Sobradinho, Armando Myerhofer, reconheceu que o município já tem diversas atrações interessantes para os turistas, mas avalia que a estátua serviria como referência, potencializando o que já existe. “Será mais um diferencial turístico para região. Os turistas poderão visitar as cantinas, balneários, a Rota dos Casarões, os festivais de gastronomia do nosso interior, as igrejas, a Casa de Cultura”, destacou.

O chefe do Executivo também sinalizou interesse em mobilizar municípios próximos, como Arroio do Tigre, Segredo, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e outros, para que também invistam no setor turístico. “No turismo, em um primeiro momento, é necessário investir um valor elevado, mas com o tempo compensa, porque gera renda para a região”, analisou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.