Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ARTE E CIDADANIA

Sobre as rodas: movimentos artísticos, integração e muito aprendizado

Oficina de Patinação do Projeto Arte e Cidadania | Foto: Robson Dias/Divulgação

O Projeto Arte e Cidadania recebeu no último domingo, 29 de agosto, a treinadora da Seleção Brasileira de Patinação Artística, Gabriela Plentz Bolognesi, que realizou um encontro com alunos da oficina de Patinação. A partir de então, ela passa a compor o time de professores, com presença confirmada uma vez por mês em Sobradinho.

Com a presença dos professores Renata Linassi, Carla Rita Franceschett, Pâmela Todendi, Bruna Trevisan e Wilcner Lima, Gabriela apresentou técnicas e performances que visam atualizar e levar aos alunos o que há de mais novo no cenário da patinação artística.

As atividades ocorreram no Ginásio Antônio Dors, Parque da Fejão, nos turnos manhã e tarde, às 9 horas  e 13 horas, com o grupo de alunos na faixa etária dos 11 aos 15 anos.

A treinadora Gabriela junto ao time de professores e algumas das alunas participantes | Foto: Robson Dias/Divulgação

Formada em Educação Física e Ballet Clássico, Gabriela, que tem 33 anos, recorda que vive o universo da patinação desde os seis anos de idade. Além de ser uma das treinadoras que formam a equipe técnica da Seleção Brasileira de Patinação Artística, traz consigo uma vasta experiência e vários títulos nacionais e internacionais.

Entre eles, o título de campeã Sul-americana individual em 2013 e vice no campeonato de 2015. Ela também foi vice campeã mundial na modalidade mini grupo em 2007 e 2012 e campeã gaúcha e brasileira diversas vezes. Atualmente, possui uma escola de patinação em Porto Alegre e Gravataí, a Chassé, sendo coreógrafa e treinadora.

Gabriela vivencia o universo da patinação desde à infância | Foto: Robson Dias/Divulgação

Para a atleta, a experiência do primeiro encontro foi especial. “Foi muito gratificante trabalhar com as crianças, foi um momento de muita doação, amor. Adorei demais e a acolhida foi especial. As pessoas que trabalham no projeto, os professores, a Catia, todos os voluntários muitos queridos, assim como as crianças”, destacou a treinadora, que diz ter percebido o brilho especial no olhar dos alunos.

LEIA TAMBÉM: Grêmio suspende torcidas após atos violentos em protesto

“Fiquei muito feliz em levar um pouquinho de amor e de toda a técnica da patinação que tanto estudei, fazendo cursos e aprendendo durante todos estes anos. É um trabalho com movimento, como diz o projeto, com musicalidade, com novas formas, inovação da técnica, montagem de coreografias, é isso que vamos trabalhar com elas. Estou totalmente dentro deste projeto lindo”, enfatizou.

Segundo Catia Dalmolin, presidente do Projeto, o domingo foi um dia de muitos aprendizados. Atualmente, 106 alunos participam da oficina de patinação realizada às quartas e sextas-feiras em Sobradinho. Ao todo, 33 alunos participam no município de Estrela Velha, às segundas-feiras, e 22 alunos em Lagoa Bonita do Sul, às terças-feiras.

Time de professores de patinação e a presidente do Projeto Arte e Cidadania

A procura pela atividade superou as expectativas. Há uma fila de espera com mais de 50 nomes e, no momento, não estão sendo aceitas novas inscrições. Os equipamentos utilizados para a prática do esporte são fruto de doações da comunidade, aquisição através do projeto ou dos próprios participantes.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul recebe Brasileirão Interclubes de Basquete

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.