Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DE PORTO ALEGRE

South Summit Brasil: startups e empresários da região no evento de empreendedorismo

Foto: Paola Severo

Participantes fazem contatos e têm a oportunidade de conhecer ideias e projetos em diferentes áreas. Previsão de público é de mais de 20 mil pessoas durante o evento

Com o olhar voltado para o desenvolvimento de novos negócios, Porto Alegre recebe desde essa quarta-feira, 4, a primeira edição do South Summit Brasil. Nessa quarta-feira, três armazéns do Cais Mauá abriram as portas a participantes de 76 países para um encontro internacional de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Com acesso pelo Cais Embarcadero e vista para o Rio Guaíba, o evento no Centro Histórico deve receber, durante os três dias, mais de 20 mil pessoas entre painelistas, investidores, empresários e público em geral.

Nem a chuva e o tempo frio afastaram a animação do público e dos convidados para as possibilidades do encontro. No entanto, o clima chuvoso causou transtornos ao participantes, prejudicando o trânsito no entorno do evento, mesmo com as alterações feitas pela Prefeitura para facilitar o fluxo de veículos. Também houve dificuldades para a entrada do público nas primeiras horas da manhã. Por conta do grande volume de pessoas, a emissão das credenciais chegou a ficar suspensa por um tempo.

LEIA MAIS: FOTOS: organizador defende que participantes da missão repliquem conteúdo inovador

Publicidade

Programação inclui feira exclusiva e uma competição internacional de startups | Foto: Paola Severo

Os seis palcos simultâneos – Arena Stage, RS Innovation Stage, Demo Stage, Corner Stage, Next Big Thing e Growth Stage – receberam palestrantes brasileiros e estrangeiros que falaram sobre consumo consciente, blockchain, educação, turismo, dados, economia circular, tendências de consumo, diversidade e agricultura, entre outros assuntos. Uma das palestras, no palco RS Innovation, foi com a empresária santa-cruzense Raíssa Assmann Kist, fundadora da empresa Herself, sobre a produção de bioabsorventes como forma de inovação social e sustentabilidade.

A programação, que também inclui feira exclusiva, uma competição internacional de startups e momentos de network, continua nesta quinta e sexta-feira, 6. A organização convidou músicos locais para se apresentarem e a corte do Carnaval porto-alegrense, mostrando um pouco da cultura local aos participantes.

O South Summit trouxe a Porto Alegre mais de R$ 64 bilhões de representações financeiras para investimentos em startups, dos quais 79 são fundos de investimento internacionais. De mil empresas embrionárias inscritas na competição que ocorre ao longo do evento, 50 foram selecionadas como finalistas, incluindo duas startups locais: a Meu Resíduo/My Waste e a ConnectBio, do Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc), que contou com um estande.

Publicidade

Segundo o responsável pela parte comercial da Meu Resíduo, Fabrício da Silva Batista, a equipe está muito feliz com a participação no evento, que traz oportunidades de contato. “Estamos recebendo várias empresas grandes interessadas no nosso sistema. O mercado está cada vez mais necessitado dessa parte ambiental, então nada melhor do que colaborar com a nossa ferramenta.”

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo terá missão empresarial no South Summit

Fabrício da Silva Batista: mercado está cada vez mais necessitado | Foto: Paola Severo

Grupo da região participou do primeiro dia

Quase cem moradores do Vale do Rio Pardo tiveram a chance de conferir o primeiro dia do evento. A organização da Missão Empresarial é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Associação Gaúcha de Startups (AGS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Converge Santa Cruz – Ecossistema de Inovação de Santa Cruz do Sul e Pulpo Assessoria.

Publicidade

O proprietário da Pulpo Assessoria e organizador da missão, Guilherme Souza, comemorou o sucesso da iniciativa, com 94 participantes. “Desde que cheguei a Santa Cruz do Sul, sempre ouvi falar que a região tinha muita dificuldade em fazer como a Serra, que sempre mobilizava inúmeros ônibus para participar de missões empresariais ou mobilizações políticas pró-região. Me alegra muito que nessa quarta tivemos dois ônibus lotados saindo de Santa Cruz com pessoas daqui, de Candelária, Vera Cruz e Venâncio Aires. E se tivéssemos três ônibus, teríamos lotado os três.

Ainda não alcançamos todos os municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, mas ainda chegaremos lá”, projetou.
A representante da assessoria internacional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Eveline Garden Baier, conta que participou da feira para conhecer mais sobre iniciativas que são desenvolvidas em outras regiões e no restante do mundo. “É importante ter essa visão internacional. Aproveitei também para fazer contatos com instituições de outros países, como já temos com consulados e governos.”

LEIA TAMBÉM: Vales terão R$ 1 milhão para investimento em inovação

Publicidade

Diana e Eveline fizeram parte da Missão Empresarial do Vale do Rio Pardo que foi ao South Summit Brasil | Foto: Paola Severo

Conforme a secretária-executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Diana Filipina Anton, as atividades que mais a interessaram na programação foram as experiências dos governos regionais e das startups, bem como relatos de empresas empreendedoras do Rio Grande do Sul. Ela destaca a importância da inovação para o desenvolvimento dos territórios e do compartilhamento do conhecimento entre o público, o privado e a academia.

“Vejo a importância da inovação como ferramenta de transformação social e com um propósito e compromisso social. O grande desafio é aproximar esse sistema de inovação e tecnologia das nossas regiões e municípios, fazer com que eles se encham nessa nova dinâmica e sejam partícipes desse processo”, comentou.

Para o fotógrafo e proprietário da Albus Produtora, Bruno Pedry, a participação tem o objetivo de trazer novas alternativas para a empresa. “Uma das nossas ideias é começar a produzir conteúdos para fora do Brasil. Uma das palestras, sobre a Atlantic Hub, com o Fernando Castro, ajuda nesse processo e já nos trouxe um norte, chances de ir para Portugal e Estados Unidos.”

Publicidade

Bruno fez parte da Missão Empresarial do Vale do Rio Pardo que foi ao South Summit Brasil | Foto: Paola Severo

LEIA MAIS: Unisc tem duas finalistas em competição global de startups

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.