O Grêmio venceu o Ceará por 1 a 0 no Castelão, em Fortaleza, neste domingo, 27, pela 7ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Thonny Anderson, aos 35 minutos do segundo tempo. O Grêmio assumiu a 5ª posição, com 12 pontos, enquanto o Ceará é apenas o 19º, com três pontos.
Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Fluminense na Arena, em Porto Alegre, na quarta-feira, 30, às 21h45. No mesmo dia, às 21 horas, o Ceará encara a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó.

Publicidade
Grêmio voltou a vencer no Brasileirão após dois empates consecutivos
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
PRÉ-JOGO
O Grêmio teria o retorno de Everton, recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, mas em compensação, não poderia contar com o meia Luan, poupado por conta de dores musculares, para voltar a vencer após dois empates consecutivos.
Publicidade
Ainda sem vencer e com Jorginho na vaga de Marcelo Chamusca na função de treinador, o Ceará não teria modificações na escalação em relação à partida contra o Vitória na rodada anterior.
1º TEMPO
O Grêmio criou uma boa oportunidade de gol aos três minutos. Cícero deu um passe para Everton, que dominou no peito, passou pela marcação de Samuel Xavier na grande área e finalizou quase sem ângulo. A bola acertou a trave direita do goleiro Everson. O Grêmio mantinha a posse de bola e buscava criar opções, principalmente pelo lado esquerdo. Porém, ficava devendo na objetividade. A partir dos 25, o Ceará passou a ficar mais tempo com a bola. Uma boa troca de passes surgiu aos 31 e Elton finalizou, bloqueado por Bressan. O Grêmio voltou a ameaçar somente aos 44 minutos. Everton finalizou da meia esquerda e bola passou rente ao ângulo esquerdo.
Publicidade

Grêmio segue como melhor defesa da competição, com três gols sofridos
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
2º TEMPO
Publicidade
O Ceará voltou para a etapa final com duas alterações, em função de contusões. O zagueiro Rafael Pereira saiu para a entrada de Valdo e o atacante Felipe Azevedo deixou a partida para o ingresso de Hyuri. No primeiro minuto, Everton caiu na grande área ao ser tocado por Luiz Otávio. O árbitro chegou a assinalar o pênalti, mas voltou atrás na sequência. Aos três minutos, Everton foi derrubado por Samuel Xavier dentro da área. O árbitro assinalou falta, por ter entendido que a infração aconteceu fora. Cícero cobrou nas mãos do goleiro Everson.
Para ampliar a capacidade ofensiva, o técnico Renato Portaluppi decidiu pela entrada de Lima na vaga de Léo Moura aos 12 minutos. Ramiro foi deslocado para a lateral direita. Aos 15, Wescley dominou na esquerda e finalizou à direita de Marcelo Grohe. Aos 19, André saiu para o ingresso de Thaciano. Com isso, Cícero passou a ocupar a função de centroavante. Já aos 23, Ricardinho deixou a partida para o ingresso de Douglas Coutinho. Aos 24, Ramiro deu um passe para Thaciano finalizar cruzado pela direita. A bola passou por Luiz Otávio e Everson espalmou. Valdo afastou pela linha de fundo. Aos 27, Thaciano soltou a bomba de longe e Everson tirou de soco.

Publicidade
Cícero foi o substituto de Luan no meio-campo
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Aos 30 minutos, Kannemann disparou pela esquerda e chegou até a grande área para finalizar. A bola foi desviada e saiu pela linha de fundo. Everson espalmou aos 32 em finalização de Everton, que recebeu na grande área após passe de Jaílson. Na marca dos 34 minutos, Thonny Anderson entrou na vaga de Maicon. E anotou o gol gremista no minuto seguinte. Everton arrancou pela direita em contra-ataque e cruzou para Thonny Anderson completar de cabeça na pequena área para o fundo da rede. O gol deu tranquilidade e fez o Grêmio manter a posse de bola até o cronômetro esgotar.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2018 – 7ª RODADA
CEARÁ 0 x 1 GRÊMIO
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Data: 27/05/2018
Horário: 19 horas
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Cartões amarelos: Richardson, Samuel Xavier, Elton e Wescley (Ceará); Ramiro e Everton (Grêmio)
Gol: Thonny Anderson (Grêmio) – 35min/2º
CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Rafael Pereira (Valdo), Luiz Otávio e Romário; Juninho, Richardson, Ricardinho (Douglas Coutinho) e Wescley; Elton e Felipe Azevedo (Hyuri)
Técnico: Jorginho
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (Lima), Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Thonny Anderson), Jaílson, Ramiro e Cícero; Everton e André (Thaciano)
Técnico: Renato Portaluppi