Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FESTEJOS FARROUPILHAS

Tradicionalistas viajam em busca da Chama Crioula

Concentração para saída do grupo ocorreu na sede da Confraria Cavaleiros da Serra, em Sobradinho | Foto: Gazeta/Gean Faber

Integrantes da 14ª Região Tradicionalista (RT) embarcaram nesta quinta-feira, 14 de agosto, com destino a Caxias do Sul, onde participarão da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula. O evento que antecede a Semana Farroupilha está sendo sediado no Parque da Festa da Uva, com a recepção ontem (14) e a programação seguindo até amanhã, dia 16.

João Bernardi, diretor de Cavalgada da 14ª RT, concedeu entrevista à Gazeta, no início da semana, momento em que relatou sobre os preparativos para mais uma busca da centelha da Chama Crioula, que depois se espalhará pelas entidades tradicionalistas da região. “Estamos na semana da largada, na reta final dos preparativos. Já faz alguns dias que estamos trabalhando bastante em função desta viagem/cavalgada que faremos em busca da Chama Crioula”, destacou.

Cerca de 80 integrantes da 14ª RT participam deste momento, chegando a mais de 100 pessoas com a equipe de apoio, em alguns trechos da cavalgada, que reunirá representantes de entidades tradicionalistas de municípios que formam a regional.

Publicidade

Caxias do Sul sedia pela primeira vez a geração da Chama Crioula, evento que reúne representantes de todas as 30 Regiões Tradicionalistas. Além da movimentação no entorno dos pavilhões do parque, o evento contará com uma cavalgada na cidade, cuja estimativa é de reunir mais de 1,5 mil cavalarianos. Conforme Bernardi, o evento também celebrará os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

A programação do grupo da 14ª RT teve início na manhã desta quinta (14), com a concentração e saída da sede da Confraria Cavaleiros da Serra, em Sobradinho. O almoço ocorreu em Venâncio Aires, chegando a Caxias do Sul durante a tarde, onde montaram o acampamento.

Nesta sexta-feira (15), a partir das 18h30, haverá acolhida e bênção ecumênica, seguida por desfile e apresentação das Regiões Tradicionalistas, cerimônia de Abertura e Espetáculo Artístico e Geração da Chama Crioula. Ainda estão previstos shows com o Grupo Girotondo (músicas italianas) e com o grupo Os Bertussi.

Publicidade

Neste sábado (16), a partir das 8h, os cavaleiros se concentrarão para a solenidade de Abertura e Distribuição da Chama Crioula. Após receber a centelha, haverá o desfile das 30 Regiões Tradicionalistas pelas ruas de Caxias do Sul. Neste momento, uma equipe da 14ª RT deverá se deslocar em cavalgada com a centelha até Bento Gonçalves (trecho de 38 km), onde posteriormente os demais membros os encontrarão, fazendo este percurso embarcados.

O roteiro em cavalgada, com todos reunidos, iniciará em Bento Gonçalves, passando pelo Vale dos Vinhedos, pernoitando nos dias seguintes em Santa Tereza, Muçum e Anta Gorda, seguindo a Arvorezinha, Soledade, interior em direção a Tunas, à Fazenda Freitas, chegando no sábado, dia 23, à sede de Tunas, onde a cavalgada encerrará. Ao total, serão aproximadamente 220 km em cavalgada.

A distribuição regional da centelha da Chama Crioula ocorrerá no dia 11 de setembro, quando os representantes das entidades tradicionalistas a buscarão em Tunas, para dar início à Semana Farroupilha 2025.

Publicidade

Em 2026, a 77ª Geração e Distribuição da Chama Crioula deverá ocorrer no município de Rio Pardo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.