Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Entrevista

“Uma das regiões que mais diminui índices criminais”, diz comandante da BM sobre Vale do Rio Pardo

Foto: Alencar da Rosa

Santa Cruz do Sul foi a cidade escolhida para a primeira reunião técnico-operacional do ano, que reuniu o Conselho Superior da Brigada Militar (BM) e os 16 comandos regionais. O evento, que foi realizado nesta segunda-feira, 24, na sede regional do Sicredi, à margem da RSC-287, contou com a presença do comandante-geral da BM no Estado, coronel Vanius Santarosa.

Em entrevista ao Portal GAZ, ele explicou as ações discutidas na reunião. “Buscamos trocar ideias sobre as boas práticas aplicadas entre os comandos. Como é possível acompanhar, temos uma queda nos indicadores criminais. Em 2021, reduzimos 35% os homicídios dolosos. Houve 50% menos roubos de veículos e 90% de queda no roubo a banco. Isso é fruto de um trabalho baseado em três pilares: integração, inteligência e investimento qualificado.”

LEIA MAIS: Carro é furtado em Vera Cruz

Santarosa ressaltou as ações que vêm sendo desenvolvidas no Vale do Rio Pardo. “Aqui é uma das regiões que mais diminui os indicadores criminais, e isso é fruto da integração, do trabalho dos policiais, do investimento qualificado, prefeituras parceiras que fazem a injeção de recursos materiais, empresários fazendo a disponibilização de verba através do programa Piseg. Quando todas ações são colocadas juntas, resultam nesses números excelentes aqui do Vale do Rio Pardo.”

O comandante-geral da BM lembrou que, tal qual a população, que desloca em grande proporção ao litoral durante esta época, parte do efetivo policial também, para acompanhar. “Mesmo com esse deslocamento dos policiais ao litoral, os indicadores estão mostrando uma tendência de redução nesses primeiros dias de janeiro, então, estamos muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo capitaneado pelo coronel Reis aqui na região”, avaliou o coronel.

LEIA MAIS: Homem é morto a tiros em cancha de bocha

Dentre os desafios, segundo o comandante-geral, está a queda do efetivo. “Se comparado a 30 anos, na década de 1990, eram 8,5 milhões de gaúchos e a BM tinha 32 mil homens. Hoje, temos uma população de 11,5 milhões, e o efetivo tem cerca de 18 mil. Então, o desafio é que todos os policiais tenham uma uniformidade nos procedimentos adotados e que a nossa sociedade seja atendida em suas demandas.”

Ranolfo vem a Santa Cruz nesta terça

Anfitrião no evento, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Valmir José do Reis, recebeu uma homenagem pelos 35 anos de serviços prestados à Brigada Militar. Ele agradeceu a presença do comandante-geral da BM, que foi seu colega de turma. “Receber o coronel Santarosa é duplamente importante. Recebo um amigo, irmão, colega, mas também o comandante, que tem a minha admiração, meu respeito e vem fazer, aqui no Vale do Rio Pardo, o planejamento pro resto do Estado. Para a Brigada da nossa região, que é comprometida com a causa da segurança pública, é uma motivação e orgulho ter presença de todo o alto comando da corporação.”

Foto: Alencar da Rosa

O evento foi uma prévia da ação que ocorrerá ao meio-dia desta terça-feira, 25, no Santa Cruz Country Club. Com a presença de Santarosa e Reis, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, irá realizar a entrega oficial de um Corolla Cross, um Volkswagen Virtus e duas motocicletas Honda 750 cilindradas, que ficarão à disposição do CRPO/VRP.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.