Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

NBB

União Corinthians é superado pelo Paulistano

Foto: Willian Oliveira/Paulistano Basquete

A equipe da Luvix/União Corinthians enfrentou um adversário direto na briga pelos playoffs do NBB na noite desta segunda-feira, 10, em São Paulo, contra a equipe do Paulistano, pela elite do campeonato nacional de basquete. Em um difícil confronto, melhor para o Paulistano, que abriu 12 pontos de diferença logo no primeiro período e venceu a partida por 90 a 78.

Na próxima quarta-feira, 12, o União Corinthians faz mais uma partida fora de casa. O adversário é o Corinthians Paulista, em jogo que inicia às 20 horas, na capital paulista.

A equipe Santa-cruzense iniciou o confronto em equilíbrio com o time da casa. Brigando para participar do Super 8, torneio que reúne os oito primeiros colocados do NBB ao final do primeiro turno em uma copa que dá vaga na Liga Sul-Americana, o Paulistano entrou em quadra na 11ª posição, com 18 pontos, a dois pontos do oitavo colocado, o Caxias Basquete. Já o Corinthians iniciou a partida na 15ª posição, com 16 pontos.

O Corinthians iniciou a partida com a formação tradicional que vem sendo utilizada no NBB: o técnico Athos Calderaro mandou à quadra Caferata, Simms, Gillard, Teichmann e Gruber. Já o Paulistano, treinado por Demétrius Ferracciú, teve em seu quinteto inicial Cauê, Vinícius, Fuzaro, Du Sommer e Arthur.

Após seis minutos de partida, quando o placar estava em 14 a 13 para o time da casa, o Paulistano melhorou a sua defesa e começou a abrir vantagem no primeiro quarto, aproveitando as falhas de ataque do time gaúcho. Com dez pontos do jogador Du Sommer no período inicial, o time do Paulistano abriu 12 pontos ao final do primeiro quarto, que terminou 29 a 17.

No segundo quarto, a diferença no placar permaneceu. O jogo foi mais equilibrado: foram 12 pontos de superioridade do time do Paulistano no primeiro período, e apenas um ponto à mais do que o Corinthians no segundo quarto (15 x 14), e o jogo foi para o intervalo atrás no placar por 44 a 31.

O time gaúcho buscou a igualdade no terceiro quarto, e manteve a evolução na partida. Leozão e Duda, os últimos contratados do União Corinthians para o campeonato, entraram bem no período. O armador Lucas Machuca, que substituiu Cafferata faltando pouco mais de dois minutos no período, também fez uma grande apresentação. Faltando 2’15’’ para o fim do terceiro quarto, Duda Machado acertou uma bola de três pontos e deixou o placar em 58 para o Paulistano à 52 para o Corinthians. O placar final do terceiro quarto ficou em 61 a 56 para o time da casa.

O Paulistano voltou melhor para o período final, e acertou três bolas de três pontos nos primeiros minutos do quarto, freando a reação do Corinthians e abrindo novamente dez pontos de diferença. Em quatro minutos, o time da casa fez 11 a 6, ampliando o placar para 72 a 62. No total, foram cinco bolas de três pontos do time da casa no período final, o que fez a diferença para o placar final, que ficou 90 para o Paulistano, contra 78 para o União Corinthians. Cafferata, com 22 pontos, e Duda Machado, com 17, foram os cestinhas do Corinthians. Cauê, com 17 pontos, e Fuzaro, com 14, foram os maiores pontuadores do Paulistano.

Foi a 11ª derrota do time Santa-cruzense, que chega a 19 pontos na tabela, ficando na 16ª posição ao final do jogo, sendo ultrapassado pelo Corinthians-SP, que venceu o Caxias na noite desta segunda-feira, 10, por 104 a 60. Já o Paulistano alcançou os 22 pontos na tabela, na 9ª colocação, e segue com grandes chances de alcançar o Super 8, que será realizado entre o intervalo do primeiro e do segundo turno do NBB.

O torneio acontece entre os dias 15 e 22 de janeiro. Ainda com uma rodada para o final do segundo turno, neste momento participariam as equipes de Franca, Flamengo, Minas, Bauru, São Paulo, Unifascisa, Pinheiros e Paulistano. Os jogos são e confronto único. Nas quartas de final jogam 1º x 8º, 2º x 7º, 3º e 6º, 4º e 5º, passando por semifinal e final, que irá definir o representante brasileiro na Liga Sul-Americana.

Nesta segunda-feira, pelo NBB, além de Paulistano 90 a 78, jogaram Corinthians-SP 104 x 60 Caxias, Rio Claro 91 x 85 São Paulo, e Mogi 68 x 72 Pato Basquete.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.