A bola laranja vai subir a partir desta sexta-feira, 16, para a garotada do União Corinthians, que disputará, pelo terceiro ano consecutivo, a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). A partir das 16h45, a equipe santa-cruzense entra em quadra contra o Pato Basquete, no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul. O jogo dará início a uma sequência de duelos válidos pela primeira fase que, para o UniCo, terá como sede a cidade da Serra Gaúcha.
Além do Pato Basquete, o elenco sub-22 santa-cruzense, que terá o comando do experiente Carlos Gustavo Cantarelli (Gaúcho), vai jogar contra o Caxias, no sábado, 17; AABJ Joinville, no domingo, 18; Cetaf/Vila Velha, na terça, 20; e Coritiba Monsters, na quarta-feira, 21. Na primeira fase do campeonato, as equipes se enfrentarão ao longo de duas etapas dentro dos respectivos grupos, sendo uma em junho e outra em julho. Os quatro melhores de cada chave avançarão para a etapa final da competição nacional, marcada para ocorrer entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Assembleia Legislativa concede Medalha do Mérito Farroupilha a Galvão Bueno
Publicidade
Segundo o diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel, o elenco será composto por 16 atletas, selecionados após um forte período de preparação. “Nosso objetivo é dar bagagem para esses jovens e manter Santa Cruz do Sul presente nas principais competições do basquete nacional. Poder ofertar a esses meninos a possibilidade de jogar um campeonato nacional e se desenvolver no esporte é muito importante para nós, para eles e para a comunidade” disse.
O elenco
O técnico Gaúcho terá como destaques jogadores que integraram a equipe profissional do UniCo na última edição do Novo Basquete Brasil, são eles: Bruno Kniphoff, Gabriel Garcia e Thaylor. Ao todo, foram inscritos 16 atletas: Dênis, Lorenzo, Paskal, Mateus, Pedro, Weiss, Coelho, Renan, Bahia, Gabriel Gonzatti, Gabriel Garcia, Guilherme, Luan, Samuel, Thaylor e Bruno Kniphoff.
LEIA TAMBÉM: Denver Nuggets vence Miami Heat e conquista título inédito na NBA
Publicidade
A LDB
Ao todo, 24 equipes divididas em grupos que tem como sedes as cidades de Brasília, Caxias do Sul, Mogi das Cruzes e São Paulo vão disputar a LDB. O Pinheiros é o atual tetracampeão. Na edição 2023, os clubes participantes são: Unifacisa-PB, Bauru-SP, Basquete Cearense-CE, Mogi-SP, AABJ Joinville-SC, Cerrado-DF, Botafogo-RJ, Brasília-DF, Caxias, Paulistano-SP, Vasco da Gama/Tijuca-RJ, Flamengo-RJ, Pinheiros-SP, União Corinthians-RS, Franca-SP, Viva Vida/Cetaf, Minas-MG, Pato Basquete-PR, Praia Clube-MG, Rio Claro-SP, São José-SP, São Paulo, Coritiba Monsters-PR, Corinthians-SP. A competição já teve entre as grandes revelações como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Publicidade