Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Carnaval

Uniãozinho busca ajuda para a Descida da Júlio

Eles querem Carnaval, samba, batucada e povo na rua. Os integrantes da Sociedade Cultural Beneficente União – entidade carnavalesca mais antiga em atividade em Santa Cruz do Sul – se mobilizam para melhorar o que já era bom: a Descida da Júlio. Por meio de uma vaquinha online, a diretoria do clube pede a colaboração da comunidade para ampliar a estrutura da festa, que só em 2018 reuniu 2,5 mil pessoas. Em 2019, a Descida da Júlio está marcada para acontecer no dia 9 de março. Este será o terceiro ano em que o evento é executado como forma de resistência ao cancelamento do desfile das escolas de samba no município. E é justamente com essa justificativa que o Uniãozinho almeja tornar o seu Carnaval alternativo ainda mais forte. Até porque sem Carnaval eles não ficam. 

Conforme a diretora cultural do clube, Marta Nunes, a vaquinha online pretende arrecadar dinheiro para contratar estrutura como sonorização, banheiros químicos e reposição de instrumentos de percussão e acessórios. “Esse sistema nos pareceu uma boa forma de sensibilizar a população e também de divulgar o que acontece aqui. O histórico do União é o próprio Carnaval em Santa Cruz do Sul.” Também chamado de crowdfunding, uma espécie de investimento coletivo, esse modelo de colaboração tem se popularizado no mundo todo. No endereço online, são aceitos valores a partir de R$ 20,00. Quem desejar doar uma quantia menor, pode se deslocar diretamente à sede do clube, na Rua Júlio de Castilhos, 1.585.

O diferencial desta vaquinha será o sistema de recompensas. Conforme o valor despendido, os colaboradores poderão ganhar ingressos para um show de pagode, copo, camisetas personalizadas e até o título de Rei e Rainha da Descida da Júlio. É claro que o agradecimento em público também não vai faltar. “Acreditamos que o Carnaval do Uniãozinho é, sobretudo, o Carnaval da cidade. Temos uma forte competição com as coirmãs durante os anos em que há desfile, mas também uma relação colaborativa e de respeito”, justifica Marta.

Publicidade

Na tentativa de qualificar o Carnaval e fazer algo pela comunidade, o Uniãozinho também formatou um projeto para a Lei de Patrocínio. O documento já foi apresentado e, segundo a diretora cultural da entidade, trata-se de uma proposta mais ampla, pois prevê contrapartidas socioambientais, como uma palestra de educação ambiental para crianças e adolescentes das escolas públicas do município ou atendidas em projetos de outras associações. Além, é claro, da proposta inicial de Carnaval popular de rua. “Queremos chegar a um total de mais de 4 mil pessoas, considerando o público atingido durante este mais de um mês de preparação”, complementa Marta.

Como doar
Para ajudar o Uniãozinho basta acessar o endereço www.vakinha.com.br e digitar no campo de busca: Apoie a Descida da Júlio! Carnaval Popular de Santa Cruz do Sul. 

SOCIALIZAÇÃO

Publicidade

Uma das preocupações do União ao criar – e fortificar – a Descida da Júlio é justamente a chance de oportunizar uma festa para quem nem sempre tem recursos para viajar nas férias ou frequentar outros eventos. Segundo Marta Nunes, o Carnaval é um momento de socialização de boa parte das famílias da periferia da cidade. “O pessoal costuma dizer que a cidade fica vazia no verão por causa das férias… Bom, é só dar uma olhada na periferia para você ver que não é bem assim. A única diversão são os ensaios e a preparação para o desfile.” A diretora cultural da entidade acrescenta que é preciso valorizar quem sempre trabalhou pelo Carnaval de rua e fomentar mais manifestações desta natureza, em todos os espaços. “São gerações de famílias envolvidas: os Santos, Pedroso, Nascimento, Rosa, Luz e Barreto. É nosso compromisso não deixar isso morrer”, diz Marta. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.