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RECONHECIMENTO

Unisc é nota máxima em recredenciamento do MEC

Abertas as inscrições para o processo seletivo complementar de mestrados e doutorados

Um diferencial na hora de escolher uma universidade que ofereça Ensino Superior de qualidade é saber qual a avaliação da Instituição junto ao Ministério da Educação (MEC). Nesta semana, a Unisc recebeu uma comissão de avaliação para visita de recredenciamento. Como universidade de excelência, a Unisc mantém o conceito 5, ou seja, a nota máxima.

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“Conseguimos reafirmar a nossa nota de excelência no que se refere à educação superior. Precisamos agradecer todas as pessoas, os técnicos administrativos, os docentes, os estudantes, não só os que participaram do processo nesta semana, mas todos aqueles que, nos últimos 10 anos, contribuíram para alcançarmos a nota 5. É importante destacar que essa nota de excelência, permite que nós sejamos avaliados, novamente, somente daqui a 10 anos. A excelência tem esse critério. Então é um momento de muita alegria para toda a comunidade acadêmica e reforça, mais uma vez, o que nós sempre dizemos: a Universidade de Santa Cruz do Sul é uma referência em qualidade acadêmica, em qualidade de Ensino Superior”, ressalta o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.

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Como foi a avaliação? 

Entre os dias 14 e 16 de agosto a comissão de avaliação, designada pelo MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realizou a visita de recredenciamento da Unisc. A comissão foi composta por avaliadores dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Ceará e todo o processo ocorreu de forma online, por link disponibilizado pelo MEC/INEP. 

Na segunda-feira, 14, foram realizadas as reuniões com a reitoria, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), equipe multidisciplinar de TI, técnico-administrativos, professores e estudantes. Na tarde de segunda, foi realizada a visita virtual à infraestrutura no campus Sede, para avaliar as instalações administrativas, salas de aula, biblioteca, áreas de convívio, auditórios, laboratórios, Assessoria para Educação a Distância (AEaD), recursos de Tecnologia de Informação (TI) e a acessibilidade dos espaços. 

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A terça-feira, 15, foi de trabalho interno da comissão avaliadora para a elaboração do relatório de avaliação e, na quarta-feira, 16, ocorreu a reunião de encerramento da avaliação, com a presença da reitoria e de representantes das reuniões que ocorreram na segunda-feira. Na reunião de encerramento, foi destacada a seriedade do trabalho das equipes da Unisc e a importância das ações comunitárias nas regiões onde a Instituição está inserida.

Recredenciamento: o que significa e o que é avaliado? 

O Recredenciamento Institucional é a renovação do processo de credenciamento no MEC e é o ato autorizativo que permite que a instituição de ensino oferte cursos de educação superior. O processo foi protocolado pela Unisc em 2021 e com designação de visita para o período de 14 a 16 de agosto de 2023. A Instituição que alcança a nota máxima (5) na avaliação do MEC, é recredenciada por 10 anos.

No Instrumento de Avaliação, diferentes aspectos são avaliados para que a IES seja recredenciada pelo MEC e os indicadores estão divididos em cinco eixos: 

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  • 1. Planejamento e avaliação institucional (Peso 10 – cinco indicadores que contemplam o Relato Institucional, processo de avaliação e Autoavaliação);
  • 2. Desenvolvimento institucional (Peso 30 – seis indicadores que contemplam o PDI, metas, políticas de ensino, pós-graduação, pesquisa, diversidade, cultura, meio ambiente, direitos humanos, responsabilidade social, EAD e polos);
  • 3. Políticas acadêmicas (Peso 10 – 12 indicadores que contemplam as políticas de ensino, ações acadêmico-administrativas de graduação, lato sensu, stricto sensu, inovação, extensão, produção acadêmica, egressos, internacionalização, comunicação, atendimento de discentes e participação em eventos);
  • 4. Políticas de gestão (Peso 20 – oito indicadores que contemplam informações sobre titulação docente, programas de capacitação, formação continuada, gestão institucional, distribuição de material didático e sustentabilidade financeira);
  • 5. Infraestrutura física (Peso 30 – 17 indicadores relacionados às instalações administrativas, salas de aula, biblioteca, áreas de convívio, auditórios, laboratórios, EAD, TI, acessibilidade, expansão de equipamentos, instalações sanitárias).

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