Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

LUÍS FERNANDO FERREIRA

Universos paralelos

Uma teoria científica aposta na existência de bilhões de outros universos, paralelos a este em que vivemos, e cada um deles seria um pouco diferente. O físico britânico Stephen Hawking lançou tal ideia – aparentemente absurda, coisa de ficção fantástica – em um ensaio escrito pouco antes de sua morte, ocorrida em 2018.

A teoria do “multiverso” parte da hipótese de que o Big Bang – a grande explosão primordial – teria criado não só um, mas incontáveis universos, mais ou menos parecidos com o nosso. As diferenças entre um e outro poderiam ser pontuais. Em um deles, talvez os nazistas tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial e agora andem por aí, dando as cartas e as ordens, governando países e dominando a vida de todos. E em outra realidade talvez você, leitor, nem exista. Possibilidades infinitas.

“Universos paralelos” também é o título de um belo conto do escritor israelense Etgar Keret, que faz parte do livro De repente, uma batida na porta. O personagem imagina um lugar ideal, onde pode viver feliz com a mulher que ama – bem diferente da realidade que, efetivamente, ele conhece. “Eu daria tudo para me transferir para esse universo, mas, por enquanto, até que encontre o caminho, só me resta pensar nele, o que não é pouco”, diz. Às vezes eu tenho devaneios similares, embora não sejam tão românticos. São mais práticos.

Se universos paralelos existem, então deve haver algum onde o salário-mínimo seja de R$ 5.315,74. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) afirmou que esse é o valor necessário – no ano passado! – para contemplar as necessidades básicas de uma família com quatro pessoas. Mas estamos longe disso por aqui.

Em outro mundo, a Covid-19 pode ter sido extinta; a saúde pública é exemplar – porque a população paga impostos para que funcione dessa forma, e paga bem – e não faltam remédios de alto custo nas farmácias públicas. A educação é respeitada de fato, não só em discursos, e por aí vai. Se Hawking tiver razão, não há por que duvidar da existência de um Brasil assim.

E eu daria tudo para viver nele. Mas, por enquanto, até encontrar o caminho, só me resta pensar a respeito. O que não é pouco.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE LUÍS FERNANDO FERREIRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.