Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

FUTURISMO & INOVAÇÃO

Use máscara

Nos próximos 20 anos, a bola que rola no campo não será brasileira. Estamos tristemente ilhados, isolados, atrasados perante o mundo, e a cada dia mais confusos.

Dividir a população com informações contraditórias é uma excelente estratégia de manipulação de massa e de perpetuação do poder. Fomentar a dúvida sobre o que é certo ou errado faz surgir uma energia de divisão que nos distrai do jogo que rola solto nos bastidores.

Não podemos mais aceitar engodos, discursos medíocres que anunciam verdades absolutas de quem quer que seja. A pandemia está em curso e a terceira onda já é uma certeza. Teremos que conviver com este desafio por mais um longo tempo, e precisamos realizar que a cada vez que nos perdemos em ideias tolas como as de abolir o uso da máscara, colaboramos com o aumento do caos e nutrimos mais ainda o contágio da Covid-19, causando mais mortes desnecessárias. A vacina é a saída, mas não há vacina suficiente e, quando relaxamos, adiamos ainda mais o avanço da vida no Brasil.

Nosso radar de tendências, aqui em minha consultoria de pesquisa sobre futuros, mostra que a próxima década será predominantemente da China. A seguinte será da Índia e seria lindo se o Brasil estivesse na fila, mas não estará se as coisas continuarem sem rumo por aqui.

Nossa alegria e calor humano são habilidades natas, assim como nossa falta de seriedade e descaso com o futuro. Não temos nenhuma condição de liderar qualquer tipo de agenda e o mundo tem fechado cada vez mais portas para nós todos os dias.

O futuro faz parte do presente. Precisamos nos apropriar do presente com maturidade e responsabilidade e o momento atual exige seriedade. Construir o futuro requer sabedoria, método, imaginação e ética.

Meu trabalho como futurista global tem como foco a visão de longo prazo, com base em metodologias e conceitos acadêmicos e experiências da vida real. O futuro do Brasil está em nossas mãos. Podemos escolher o futuro que queremos e participar ativamente do futuro coletivo que está em construção.

O momento exige de todos nós integridade, coragem e ousadia. Estude o futuro e alfabetize-se para o novo mundo. Não temos mais tempo a perder, e cada um terá que cuidar de sua vida e carreira. Minha escola é referência em futurismo no Brasil, com o mais robusto conteúdo de Foresight e Futures studies em português. Se eu saí de Sinimbu, onde nasci, para o mundo, você também pode sair da caixa tradicional, da confusão e das polêmicas e mudar o foco para construir o futuro que você deseja para sua vida e para sua empresa. Não caia mais em falácias. As pandemias andarão conosco durante longos anos e não devemos mais esperar. O país precisa de você para seguir rumo a 2040 e além. Siga usando máscara, higienizando as mãos e mantendo distância. O cenário ainda não é nada bom.

LEIA MAIS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.