Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

programe-se

Veja como ficam os serviços no feriadão de carnaval em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

O período de Carnaval promove mudanças nos serviços em Santa Cruz do Sul. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros), os supermercados estão autorizados a abrir na segunda, 28, e na terça-feira, 1º, já que não é feriado. Porém, há uma sugestão para abertura com horário de domingo na terça, em razão da baixa demanda.

De acordo com a convenção coletiva vigente e o acordo coletivo, firmado para dezembro de 2021, os funcionários que trabalharam no dia 19 de dezembro do ano passado não poderão trabalhar na próxima terça-feira, 1º de março. Normalmente, conforme a assessoria jurídica do Sindicato do Comercio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas), poucas lojas abrem na segunda-feira de Carnaval e apenas algumas de rede abrem na terça-feira de Carnaval.

LEIA MAIS: Veja onde pular Carnaval em Santa Cruz e região

Publicidade

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido. Com isso, na segunda e na terça-feira de Carnaval não haverá atendimento ao público nas agências. Alguns serviços podem ser realizados por meio dos aplicativos de cada instituição. O expediente será retomado na quarta-feira, 2, ao meio-dia. Lotéricas e pague-contas também não abrem segunda e terça, mas voltam a funcionar na quarta.

O Shopping Santa Cruz vai funcionar com horário de domingo na terça-feira, com abertura às 11 horas e fechamento às 22 horas. A abertura das lojas varia de acordo com o proprietário. No Shopping Germânia, a praça de alimentação abre, na terça-feira, das 11h15 às 14h45. As portas ficam abertas das 8h30 às 19h30 em razão de supermercado, lojas e cinema.

LEIA MAIS: PRF inicia Operação Carnaval na sexta-feira; veja dicas para viajar com segurança

Publicidade

O Estacionamento Rotativo Rapidinho estará suspenso na próxima segunda e terça-feira. Com a suspensão, não haverá cobrança nas 46 quadras da Faixa Azul da área central de Santa Cruz do Sul. O Rapidinho retoma as atividades normais na quarta-feira, a partir das 9 horas. O transporte coletivo municipal, realizado pelo Consórcio TCS, terá horários de sábado na segunda-feira e horários de domingo na terça-feira. A tabela pode ser consultada no site tcsconsorcio.com.br.

Na segunda e na terça-feira, as agências FGTAS/Sine, Receita Estadual, Detran e Correios não terão atendimento. A Corsan vai atuar em regime de plantão. O número para atendimento é 0800 646 6444. Outra alternativa é baixar o aplicativo da Corsan no celular. A RGE também trabalha no formato de plantão. Os clientes podem acessar canais de atendimento com o aplicativo, site, pelo 0800 970 0900 ou enviando SMS com o Código do Cliente para o 27350.

Prefeitura anuncia ponto facultativo na segunda e na terça

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março. Entretanto, será mantido o funcionamento normal dos plantões dos serviços essenciais, Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, Setor de Transportes, Conselho Tutelar, Abrigo Municipal Feminino e Masculino, Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência, Casa de Passagem Adultos/Albergue e Residência Inclusiva. A Guarda Municipal estará de plantão no telefone 153 e no WhatsApp (51) 99505-3516, para denúncias e solicitações de atendimento.

Publicidade

Também atuarão normalmente os setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e a equipe de varrição manual diária e de limpeza das vias e logradouros públicos. As duas unidades da Coomcat estarão abertas na segunda e na terça-feira. No dia 28 de fevereiro, está mantido o atendimento aos bairros Goiás, Santo Inácio, Higienópolis, Centro, Independência, Renascença, Várzea, Avenida e Universitário. No dia 1º de março, será a vez dos bairros Ana Nery, Arroio Grande, Bonfim, Belvedere, Monte Verde, Margarida e Centro. Ainda neste dia, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Coleta Seletiva, na Rua Venâncio Aires, 1.445, estará aberto das 7h30 ao meio-dia. Para mais informações, os telefones da Coomcat são (51) 3902 7669 e (51) 9 9524 7693. A coleta de lixo da Conesul ocorre normalmente.

LEIA MAIS: Prefeitura de Rio Pardo reformula formato do Carnaval

Em relação às feiras rurais, a Central funcionará normalmente na segunda-feira, das 14h30 às 19 horas. Na terça, apenas a do Senai estará em atividade, das 6 horas ao meio-dia. As escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF) deverão respeitar o calendário escolar aprovado pela Secretaria Municipal de Educação no início do ano letivo. Já as escolas municipais de educação infantil (EMEI) terão ponto facultativo nos dois dias.

Publicidade

Carnaval é feriado?

O único Estado onde o Carnaval é de fato feriado todos os anos é o Rio de Janeiro, que possui lei específica determinando a terça-feira de Carnaval como um dia de folga. Os municípios também podem ter leis próprias que classificam como feriado o Carnaval na cidade. É o caso de Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Belo Horizonte (somente para o comércio), em Minas Gerais; e cerca de outras 100 cidades, a maioria localizada no interior dos estados.

Nos demais locais, a data é considerada ponto facultativo, ou seja, funcionários públicos recebem folga, mas no setor privado cabe a cada empresa decidir se o dia deve ser de trabalho ou não. Em São Paulo, onde o Carnaval é comumente considerado um feriado, apesar de não fazer parte do calendário oficial, o governo já anunciou que, em 2022, não haverá folga prolongada em todo o Estado.

Independentemente disso, as empresas que assim desejam podem continuar considerando a terça-feira de carnaval como um dia de folga. Outros tipos de acordo também podem ser feitos. A empresa tem a opção, por exemplo, de oferecer a folga na terça-feira, mas exigir que o trabalhador compense as horas não trabalhadas em outros dias.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.