Venâncio Aires chega aos 134 anos de emancipação político-administrativa neste domingo, 11, celebrando potencialidades e desenvolvimento com foco no futuro. Com sua economia alicerçada na produção e exportação do tabaco, no setor metal-mecânico e no polo de proteína, a Capital Nacional do Chimarrão tem quase 69 mil habitantes. Por conta da diversificação econômica, destaca-se em produção e exportações.
O prefeito Jarbas da Rosa salienta que nos últimos 15 anos o município avançou com o setor moveleiro, calçadista, de proteína animal e com a diversificação na agricultura. Mas segundo ele, o tabaco, desde a produção até a exportação, é responsável por 50% da economia de Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Saiba como se inscrever para o concurso que vai eleger as soberanas da 40ª Oktoberfest
Publicidade
“Nós observamos, nos últimos 15 anos, uma diversificação na nossa matriz econômica agrícola. Entre elas podemos destacar a proteína animal, que hoje representa 30% da arrecadação na agricultura. E o polo ervateiro, que compreende Venâncio, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, evidencia o município como um dos principais do setor”, afirma.
Segundo Rosa, Venâncio conta com 450 produtores de erva-mate. Junto com as indústrias processadoras e exportadoras, eles colocam o município como o segundo maior exportador do produto no Rio Grande do Sul, sobretudo para o Uruguai, Argentina e Oriente Médio.
Avanços
A infraestrutura tem sido alvo de atenção e avanços nos últimos anos, tanto na cidade como no interior. Quase 20 mil habitantes residem na área rural, onde a agricultura é braço importante para a economia. Por isso, ressalta que o investimento é em desenvolvimento econômico, social e humano.
Publicidade
“Nos últimos quatro anos, foram 40 quilômetros de pavimentação na cidade e no interior. Esse é o nosso objetivo também para os próximos quatro anos. Entendemos que o investimento em luz de qualidade, com redes trifásicas no interior, uma rede de postos de saúde que está sendo reformada e ampliada, assim como as escolas do município, é intenso e contínuo.”
LEIA TAMBÉM: Soberanas de Vera Cruz divulgam atrações da Feira da Produção
Comemoração terá bolo gigante na Fenachim
Para comemorar em grande estilo, neste domingo haverá uma agenda especial durante a Fenachim. Dentro da programação da 17ª edição, a cerimônia marcada para as 15h30, no Parque Municipal do Chimarrão, vai contar com um bolo comemorativo em formato do número 134. A expectativa é de que mais de mil fatias sejam servidas para a comunidade.
Publicidade
A responsável pela produção é a confeiteira Carine Eisermann, ganhadora do Festival Gastronômico com a receita de Muffin. Ela promete encantar os paladares e emocionar os venâncio-airenses com um bolo recheado de kinder e alpino. A iniciativa conta com o patrocínio de Stok Center, empresa responsável pelos insumos da receita.
A cerimônia de aniversário contará com o canto de Parabéns, reunindo autoridades e o público que estará no Parque do Chimarrão. O momento também vai marcar o encerramento da Fenachim.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!