Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FISCALIZAÇÃO

Venâncio Aires registra 349 denúncias de terrenos sujos em 2025

Em 2025, o município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, contabilizou 349 denúncias de terrenos sujos, das quais 337 foram atendidas pela equipe. A partir das vistorias realizadas, foram emitidas 313 notificações aos proprietários responsáveis pelos imóveis.

As vistorias ocorrem ao longo de todo o ano, mas a demanda aumenta entre os meses de setembro e março, período de maior desenvolvimento da vegetação. O objetivo da ação é prevenir problemas de saúde pública, como a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de contribuir para a limpeza e a segurança da cidade.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires estabelece regras para fechamento de ruas

Publicidade

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden reforça a importância da colaboração dos proprietários. “Manter os terrenos limpos é uma responsabilidade legal e também um cuidado com a saúde e o bem-estar de toda a comunidade. A limpeza preventiva evita focos de insetos, animais peçonhentos e outros transtornos para os vizinhos. Nosso trabalho é orientar, mas, quando necessário, aplicar as medidas previstas em lei”, destaca.

Quando a irregularidade é identificada, seja por denúncia da comunidade ou por constatação durante as ações de fiscalização, a equipe realiza a vistoria no local e busca, no cadastro imobiliário, a identificação do proprietário. A notificação é então encaminhada via correio ou aplicativo de mensagens, garantindo maior agilidade no processo.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires convoca entidades contempladas com emendas impositivas de 2026

Publicidade

Após ser notificado, o proprietário tem 15 dias para realizar a limpeza do terreno e deve comprovar o serviço por meio de relatório fotográfico. Caso a orientação não seja cumprida, a Prefeitura executa a roçada com empresa terceirizada, repassando ao proprietário o custo do serviço, além da aplicação de multa. A notificação tem validade de 12 meses e, havendo reincidência, o valor da penalidade é dobrado, conforme previsto em lei municipal.

A Administração Municipal orienta ainda que a limpeza dos terrenos não pode ser realizada por meio de queima ou uso de produtos químicos, práticas proibidas por causarem danos ambientais. O método recomendado é a roçada mecânica, considerada ambientalmente adequada e eficaz. As denúncias de terrenos sujos podem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 99791-1840 ou pelo telefone (51) 2183-0738.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.