Os consumidores que deixaram para comprar o presente de Dia das Mães na última hora encontraram um dia de tempo seco, temperatura amena e lojas lotadas em Santa Cruz do Sul. Nas principais ruas do Centro, as calçadas estavam tomadas por pessoas carregando sacolas, pacotes e outros itens para presentear as mães, demonstrando que a data permanece como uma das mais relevantes para o comércio do município.
O segmento de joalheria e ótica é um dos mais procurados e, neste ano, não foi diferente. “Tivemos uma grande demanda nos primeiros dias da semana, depois reduziu em função da chuva e hoje (sábado, 10) está novamente muito bom”, afirmou Luana Kessler, gerente da Kothe. Ao comentar sobre os itens mais procurados, ela observa que pingentes com as iniciais do nome, joias e relógios costumam ser as compras mais tradicionais do período, mas sempre há possibilidades de inovar. “O ouro está mais caro, então, na questão das joias, percebemos uma mudança na preferência”, destacou.

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Na Afubra, o gerente Carlos Wink também notou um comportamento diferente dos clientes. Os presentes de valor elevado deram lugar a outros itens, como produtos de bazar, decoração e utensílios domésticos. “O tíquete médio está menor em relação ao ano passado, assim como o movimento na loja”, salientou. Um dos motivos apontados por ele para essa situação diz respeito às dificuldades enfrentadas pelos agricultores ao longo dos últimos anos, em razão das estiagens e enchentes.

“O agronegócio é muito forte em Santa Cruz, e o nosso público é ligado ao campo; então, se há menos dinheiro entrando nas propriedades, também reduz a circulação no comércio”, explicou Wink. O tabaco, cujo preço está menor e a comercialização mais lenta em relação a 2024, também impacta as vendas. “Precisamos observar ainda a situação econômica do País, que leva as pessoas a gastarem menos ou darem prioridade a outras coisas”, acrescentou.
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Essa mudança levou estabelecimentos que não se beneficiavam tanto da data a investirem em promoções. “Normalmente, não investimos muito no Dia das Mães, mas neste ano fizemos campanhas e tivemos um retorno muito bom”, enfatizou Marilene Pacce, do Oba Oba. Segundo ela, os consumidores estão mais acostumados a presentear com itens de uso pessoal, como vestuário e calçados, mas há espaço para o segmento de bazar e decoração, com destaque para produtos como arranjos, flores, almofadas e outros.
Desempenho
A semana que antecedeu o Dia das Mães foi marcada por expectativas entre os comerciantes de Santa Cruz do Sul. Mesmo que ainda não tenham saído dados oficiais, o ritmo das ruas servia de indicativo de que os resultados seriam promissores neste ano. Uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) indicou que a tendência era de um aumento de 10% nas operações de varejo neste Dia das Mães nos municípios que compõem a base territorial da entidade.
Outro estudo feito pela Rede de Entidades Parceiras do Sindilojas-VRP confirmava o que se viu no sábado: pelo menos 15% dos entrevistados admitiu que compraria na véspera. O gasto médio, segundo os consumidores ouvidos em outra pesquisa, esta realizada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), ficaria em R$ 220.
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