Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA REGIÃO

Vera Cruz avalia estragos da chuva no município

Informações da Defesa Civil podem ajudar na definição do decreto de emergência

Os impactos causados pela chuva em Vera Cruz motivaram uma reunião com a equipe técnica da Defesa Civil, na segunda-feira. O objetivo foi levantar informações e documentações que embasem a análise detalhada da situação no município, especialmente em relação a danos estruturais, famílias afetadas e acessos comprometidos.

Foram solicitados relatórios sobre as condições das estradas vicinais, laudos sociais relativos a desabrigados e desalojados, além do registro de atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros. Também entrou na pauta a situação da ponte que dá acesso à localidade de Linha Andréas, cuja cabeceira e estrutura de sustentação foram parcialmente danificadas pela força da água.

LEIA TAMBÉM: Elevação das águas do Guaíba chega a três metros e atinge cota de inundação

Publicidade

As chuvas que atingiram a região entre os dias 17 e 22 deste mês resultaram em alagamentos, queda de barreiras e bloqueio temporário de vias importantes, como a ERS-409. Diversas famílias precisaram deixar suas casas em razão da elevação de arroios e acúmulo de água em áreas urbanas e rurais. Nesse período, equipes de resgate trabalharam em ocorrências de risco, inclusive em apoio a municípios vizinhos.

De acordo com dados meteorológicos da região, estima-se que Vera Cruz tenha sido impactada por uma precipitação na casa dos 330 milímetros, mais do que o dobro da média histórica esperada para junho. Segundo o prefeito Gilson Becker, a mobilização da equipe técnica busca garantir respostas rápidas e seguras à população.

LEIA TAMBÉM: Locais onde serão instaladas 130 estações hidrometeorológicas começam a ser definidos

Publicidade

“Nosso compromisso é agir com responsabilidade e planejamento. Estamos reunindo os dados necessários para, junto ao Conselho de Defesa Civil, avaliarmos a possibilidade de um decreto de emergência, se for o caso. A prioridade é garantir que as famílias afetadas tenham respaldo e que o município esteja preparado para buscar os recursos necessários à recuperação dos danos”, salientou o prefeito.

Com base nos documentos solicitados, o Conselho Municipal de Defesa Civil vai avaliar os próximos passos e possíveis medidas legais que serão adotadas, em consonância com os protocolos técnicos e humanitários.

Impactos no Estado

  • Municípios afetados: 146
  • Desalojados: 7.098

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.