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EDUCAÇÃO

Vera Cruz define plano de ação para o segundo semestre letivo

Foto: Rafaelly Machado

A Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz realizou na última quinta-feira, 3, um encontro com as equipes diretivas das escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) para apresentar o plano de ação que irá nortear o segundo semestre letivo de 2025. O objetivo foi alinhar estratégias, definir prioridades e garantir a continuidade do trabalho pedagógico com foco na qualidade do ensino.

Para as EMEFs, o planejamento foi estruturado em cinco eixos centrais: avaliação e planejamento pedagógico, fortalecimento das aprendizagens, ações intersetoriais e comunitárias, tecnologia e infraestrutura. Um dos focos é o avanço em leitura e escrita, com atenção especial às metas do programa estadual Alfabetiza Tchê, além da participação em avaliações externas e aquisição de materiais complementares.

A secretária municipal de Educação, Micheli Katiani Rech, ressaltou o papel do trabalho colaborativo no avanço da educação pública no município. “Este momento de escuta e planejamento conjunto fortalece ainda mais o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, com foco no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de Vera Cruz.”

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Além das ações pedagógicas, a reunião abordou a importância de parcerias intersetoriais — especialmente com as áreas da saúde e assistência social — e do fortalecimento da relação com as famílias, por meio da escuta qualificada e da valorização de eventos que integrem a comunidade escolar.

Educação Infantil

Na área da Educação Infantil, o encontro também apresentou os avanços da formação continuada promovida pela Zelo Consultoria, que está assessorando as EMEIs do município no aprimoramento das práticas pedagógicas. 

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Alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e à proposta curricular municipal, a formação busca fortalecer a intencionalidade pedagógica, estimulando o uso de diferentes materialidades — como elementos naturais, objetos não estruturados e materiais recicláveis — de forma acessível e provocativa, incentivando a curiosidade, a criatividade e a autonomia das crianças.

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As consultoras da Zelo explicam que o objetivo é ir além da simples oferta de materiais.
“Não se trata apenas de disponibilizar objetos, mas de organizá-los com intencionalidade, garantindo experiências significativas que respeitem os direitos de aprendizagem.”

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Durante a assessoria, foram realizadas análises dos ambientes escolares, com foco na realidade de cada instituição. A escuta das crianças, o olhar atento à estética e ao protagonismo infantil foram centrais no processo.

Para Micheli Rech, o investimento em formação impacta diretamente na qualidade do atendimento às crianças. “Estamos qualificando o fazer pedagógico e os espaços das nossas EMEIs. A assessoria da Zelo nos ajuda a pensar com intencionalidade sobre cada escolha feita no cotidiano escolar.”

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Cada escola está agora construindo um plano de ação específico para reorganizar seus ambientes, com foco no bem-estar e no desenvolvimento integral das crianças. As ações seguem no segundo semestre com visitas técnicas, registros pedagógicos e socialização de práticas entre as equipes.

Implementação e próximos passos

Além das pautas pedagógicas, a reunião também definiu prazos e encaminhamentos práticos para o semestre, como a organização de eventos escolares e o acompanhamento das rotinas administrativas. Com o plano de ação validado, as escolas municipais iniciam agora a fase de implementação.

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