Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EXPERIÊNCIA

VÍDEO: Gazeta testa voo de Santa Cruz a Porto Alegre com a Azul

Foto: Rafaelly Machado

Mais do que uma conexão entre Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, o voo que agora é disponibilizado pela Azul Linhas Aéreas é também uma experiência que vale a pena ser vivida. No sábado, 7, a convite da companhia, a Gazeta do Sul teve a oportunidade de testar a viagem na aeronave modelo Cessna Grand Caravan.

O dia ensolarado e de céu limpo contribuiu ainda mais para que a experiência fosse ímpar. Logo ao chegar ao Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Santa Cruz, já foi possível perceber a movimentação de populares que foram até o local para aproveitar o tempo bom, mas também para ver o que ainda é uma novidade na região. A retomada dos voos comerciais no município gerou grande entusiasmo na comunidade, já que é fator relevante para o desenvolvimento econômico.

Feito o check-in pelo site da Azul – de forma rápida e simples – ao chegar ao terminal de passageiros, construído pela Prefeitura para recepcionar os viajantes, o processo de embarque tem início. Gentilmente, os funcionários da Azul Cargo Express realizam a averiguação dos documentos. O embarque começa no horário previsto,  às 14h50. A condição climática favorável faz com que não haja atraso.

Publicidade

Assista a vídeo com imagens do voo

A viagem é comandada pelos pilotos Eduardo e Phelipe, que fazem a recepção e conduzem os passageiros aos assentos. O Caravan é uma aeronave pequena. Dentro dele, um adulto não consegue ficar em pé, por exemplo. Em contrapartida, quando o passageiro já está sentado, é mais cômodo e espaçoso do que um avião comercial normal, pois é possível esticar mais as pernas. Diferente também de uma outra aeronave, no Caravan os passageiros e os pilotos ficam no mesmo compartimento, ou seja, não há separação, sendo possível ver todas as ações dos comandantes do voo.

Avião tem capacidade para nove passageiros, que dividem compartimento com pilotos

LEIA MAIS: VÍDEO: Azul inaugura linha de Santa Cruz a Porto Alegre

Com capacidade para nove pessoas além dos pilotos, no voo desse sábado, 7, seis pessoas embarcaram com destino à Capital. Entre eles, uma família de quatro integrantes foram os primeiros a comprar as passagens. Rafael Rauber, de 53 anos, Andiara Rauber, 44, Julia Rauber, 21, e Eduardo Rauber, de 62, contaram que quiseram conhecer o voo e que o objetivo foi passear.

Publicidade

Ao final da aterrissagem, elogiaram a viagem. “O voo foi muito estável, muito bom e bem tranquilo. Vale a pena fazer simplesmente a passeio, porque é bonito olhar as ilhas, as cidades”, comentou Rafael, que espera que as operações continuem. “Eu adorei”, completou Andiara. Na próxima semana, Rafael e Andiara viajam para São Paulo com a filha Julia, que está estudando para ser comissária de bordo. “Eu já terminei o curso teórico e agora vou fazer a prática”, contou a jovem.

Eduardo, Andiara, Rafael e Julia Rauber quiseram experimentar a novidade em família

Mariana Pinto Ribeiro, de 40 anos, que viajou sozinha, é moradora da Capital e estava em Santa Cruz para visitar o namorado. Ela relatou que, a partir de agora, sempre que puder, fará a viagem de avião. Isso porque um acidente grave na RSC-287 quase a matou e a deixou com medo de pegar a estrada. “Fiquei traumatizada. Eu espero que esse serviço continue. Foi uma viagem muito agradável. A chegada sobrevoando a zona sul também é muito bonita”, avaliou.

A aterrissagem no Aeroporto Salgado Filho também é muito tranquila. Ao sair do avião, um ônibus já espera os passageiros para encaminhá-los à área de desembarque, onde é possível retirar a bagagem, caso o cliente tenha despachado malas.

Publicidade

LEIA MAIS: ‘O objetivo é ligar Santa Cruz à Capital, mas também ao Mundo’, diz diretor da Azul

Rapidez em entregas

Um dos profissionais que conduzem o embarque é Cassius Kist, da Azul Cargo Express. Ele explicou que a empresa pode carregar até 200 quilos de todo tipo de carga, exceto as perigosas.  “Atendemos 4,5 mil municípios com um prazo médio de entrega de até dois dias e urgentes até um dia. Agora, com a Azul Conecta aqui em Santa Cruz, a gente vai conseguir atender, conforme o destino, em até 10 horas.”

Impressão da repórter

Adoro as experiências que o jornalismo pode proporcionar. Viajar de Santa Cruz para Porto Alegre em rota aérea foi algo inspirador. Pela viagem em si, que fez com que eu me surpreendesse com a vista e com a qualidade do voo, mas também por poder, mais uma vez, ouvir histórias de gente como a gente.

Publicidade

Tive a alegria de encontrar uma família muito simpática que me contou o que achou da experiência. Coincidentemente, a mais jovem do grupo, a Julia, está estudando para ser comissária de bordo e fará sua vida nas alturas. Outro relato que me chamou a atenção foi o da Mariana, que viajou sozinha. O voo entre as duas cidades gaúchas veio em boa hora para ela que, após um grave acidente de carro, estava com medo de pegar a estrada.

Eu tive a sorte de voar em um dia lindo de sol. Sem neblina, pude observar, do alto, a bela Santa Cruz, cidade que é minha casa há apenas três meses, e rever Porto Alegre, que foi meu lar por cinco anos. Passei também por lavouras que mais pareciam tapetes verdes, rios e pontes. O Caravan voou a 7 mil pés (pouco mais de 2 mil metros), de acordo com o comandante Eduardo. Ou seja, mais baixo que um avião maior, o que possibilita que toda a viagem seja agraciada com as belas paisagens. Foram 40 minutos, mas que passaram voando, literalmente.

Caroline conta que, como aeronave voa mais baixo, é possível apreciar as paisagens

LEIA TAMBÉM: Afinal, qual o preço da passagem para a rota Santa Cruz do Sul – Porto Alegre?

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.