Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

workshop

VÍDEO: ‘Tá na Hora’ debate impactos da desoneração da folha de pagamento

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas/RS), relator do Projeto de Lei da Desoneração da Folha de Pagamento das empresas, foi o convidado da edição de setembro do “Tá na Hora On-line”. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, o evento virtual ocorreu na noite dessa segunda-feira, 13, com transmissão pelas plataformas do Facebook e YouTube da entidade.

Nesse bate-papo, conduzido pelo presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, e o vice, Cesar Cechinato, Goergen contextualizou o tema dentro do cenário político atual, abordando também a Reforma Tributária e os impactos dessas medidas na economia e, principalmente, nas empresas dos 17 setores beneficiados com a desoneração e que mais empregam no país – serviços de tecnologia da informação (TI), hoteleiro, industrial, construção civil, transportes, call center, entre outros.

“A desoneração não significa deixar de pagar impostos”, esclarece o deputado. Atualmente, as empresas beneficiadas por essa medida podem optar por fazer o recolhimento da contribuição previdenciária em percentual sobre a receita bruta, que pode variar de 1% a 4,5%, conforme o setor. De autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB), o projeto de lei tramita na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados e prorroga a desoneração da folha de pagamento até o final de 2026. Sem essa prorrogação, a desoneração termina em 31 de dezembro de 2021.

Publicidade

LEIA MAIS: Desoneração da folha de pagamento e reforma tributária são temas do Tá na Hora

A PL irá à votação nesta quarta-feira, 15, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. De acordo com o relator da proposta, há uma forte mobilização de todos os segmentos envolvidos, uma vez que o atual momento econômico exige um esforço cada vez maior das empresas para se manterem competitivas num ambiente de elevação dos custos de produção. O fim do benefício também representa aumento de impostos, pontua o deputado, “o que desagrada todos os setores da economia, pois hoje é mais caro pagar o Estado do que os empregados”.

Assista a live na integra:

LEIA TAMBÉM: Congresso derruba veto e mantém desoneração da folha

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.