Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Polícia Civil apreende colete balístico em casa de investigado por crimes de estelionato

Foto: Divulgação Polícia Civl

Itens foram apreendidos nesta manhã

Policiais da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Santa Cruz do Sul cumpriram na manhã desta terça-feira, 20, um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário em uma residência do Bairro Bom Jesus. A ação, que contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), aconteceu às 7 horas e envolveu oito agentes.

Na residência alvo da operação mora um adolescente de 17 anos, que é suspeito de envolvimento com uma quadrilha especializada em crimes de estelionato, nos chamados golpes do falso depósito, aplicados na internet, principalmente em grupos de compra e venda – os “briques” – do Facebook. Na residência foi apreendida uma jaqueta vermelha, já identificada em imagens de câmeras que flagraram a ação da quadrilha aplicando os golpes. Um colete balístico (à prova de balas) também foi localizado.

Um relógio utilizado pelo adolescente foi apreendido como prova, bem como uma porção de maconha e dois celulares. Os equipamentos eletrônicos passarão por análise após a quebra do sigilo ser autorizada pela Justiça. O suspeito de 17 anos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) na companhia do pai. Ele preferiu se manter em silêncio e foi, posteriormente, liberado. Seu nome não foi revelado pelas autoridades policiais.

Publicidade

LEIA MAIS: Polícia apreende arma, munições e kit Roni no Bairro Senai

Conexões com outros crimes

As vítimas da quadrilha, via de regra, são pessoas que anunciam algum bem para venda nas redes sociais e são contatadas por esses indivíduos com perfis falsos. Eles mandam comparsas ao encontro delas, os quais apresentam um falso print de pagamento bancário. Diante disso, a vítima repassa o item para o suposto negociador no local.

LEIA TAMBÉM
Caxienses são assaltados em Santa Cruz; Draco investiga
Polícia prende casal que usava financeira para aplicar golpes

Publicidade

Embora a jaqueta, relógio e celulares apreendidos sirvam como prova para o inquérito da 1ª DP que investiga esses crimes de estelionato praticados pela quadrilha, chamou a atenção dos policiais o colete balístico encontrado embaixo do colchão da cama do adolescente, que mora com a avó. Em tese, o equipamento não tem relação com os crimes de estelionato.

Em virtude disso, o trabalho policial buscará identificar se o colete possui relação com outros delitos praticados pelo jovem de 17 anos. Sabe-se que ele também é investigado por crimes de tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, lesão corporal, posse de entorpecentes e apreensão de objetos.

LEIA TAMBÉM: Draco prende homem que guardava armas para traficante em Santa Cruz

Publicidade

Homem que utilizou a jaqueta foi ouvido em outra diligência

A ação desta terça-feira foi uma sequência de uma investigação realizada pela 1ª DP que apura uma grande quantidade de crimes de estelionato praticados por essa quadrilha ao longo do último ano em Santa Cruz do Sul. A jaqueta encontrada no quarto do adolescente nesta terça-feira foi identificada em imagens como sendo utilizada por um comparsa para aplicar golpes.

Este segundo indivíduo tem 28 anos e foi ouvido como testemunha em outra diligência da Polícia Civil, realizada no dia 26 de março, em uma residência da Rua Feliciano Barbosa, Bairro Senai. Na ocasião, foi identificado que um adolescente, também de 17 anos, estava envolvido na quadrilha que aplica os golpes. Tal qual a diligência desta terça-feira, naquela oportunidade, outros itens que não possuíam ligação com os crimes de estelionato foram apreendidos.

No quarto do adolescente morador do Bairro Senai foram localizados um revólver Smith & Wesson calibre 32, 150 munições de calibre 32, embaladas em três pacotes fechados, 52 munições de calibre 9 milímetros e nove de calibre 38, além de um carregador de pistola Glock 9 milímetros e o chamado “kit Roni” – utilizado para transformar pistolas da marca Glock em uma espécie de submetralhadora e dar precisão aos tiros, quando disparados em rajadas.

Publicidade

LEIA MAIS: Polícia Civil apreende drogas e armas com jovem ligado à facção Os Manos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.