Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Um sonho que nasceu na infância: conheça Alex Knak, candidato à Prefeitura

Foto: Rafaelly Machado

Alex aproximou-se da política inspirado pelo tio-avô, o ex-deputado Ivo Mainardi, e despontou enquanto secretário de Transportes

“Um sonho desde piazito.” Assim Alexsander Knak define o projeto de chegar à Prefeitura de Santa Cruz. Segundo ele, a vontade de ser prefeito surgiu ainda na infância quando, influenciado pela figura de um familiar, começou a sentir o gosto pela política pulsar em suas veias.

O parente em questão era ninguém menos que Ivo Mainardi, promotor de Justiça e ex-deputado pelo MDB da Região Centro-Serra. Deslumbrado com a oratória e os posicionamentos do tio-avô quando o encontrava nas reuniões familiares, Alex não demorou a querer acompanhá-lo em comícios e logo quis assinar ficha no partido. Até então, seu pai, o advogado e empresário John Igor Knak, via a política com desconfiança, mas com o tempo acabou cedendo. “Consegui até fazer ele se filiar”, comemora.

LEIA TAMBÉM: Mulheres, pessoas mais velhas e com ensino superior: qual o perfil dos eleitores de Santa Cruz

Publicidade

Mais velho dos três filhos de John Igor e da professora Arlete Maria, Alex manteve-se envolvido com a política e concorreu pela primeira vez em 2008, a vereador; e depois, em 2010, a deputado federal. Em 2012, voltou a disputar vaga na Câmara e, com uma votação que lhe garantiu a primeira suplência da coligação, credenciou-se para receber do então prefeito eleito, Telmo Kirst, o convite para assumir a Secretaria de Transportes. “Foi a grande oportunidade política que tive na minha vida”, relembra.

Ativo em redes sociais e à frente de uma série de intervenções no trânsito ao longo do primeiro mandato de Telmo, obteve uma exposição que gerou uma das maiores surpresas da eleição de 2016. Ele chegou a ensaiar uma candidatura a prefeito, mas recuou por falta de apoio: acabou saindo das urnas como vereador mais votado, com mais de mil votos de vantagem em relação ao segundo colocado.

LEIA MAIS: Apenas dois partidos tiveram candidato a prefeito em todos os pleitos da década atual

Publicidade

Ainda na noite da eleição, sentiu que o caminho para concorrer ao Palacinho quatro anos depois estava pavimentado. “Meu pai me disse: ‘Tu vai ser o próximo prefeito de Santa Cruz, meu filho. Teu cavalo está encilhado’”, emociona-se.

Surfista desde os 20 anos, descobriu mais recentemente a paixão pelo tiro de laço | Foto: Arquivo Pessoal

Duas perdas

Alex vive no Residencial Avifauna, em um terreno vizinho à casa na qual cresceu com os irmãos Michele e Fernando e onde sua mãe mora até hoje. Atualmente, aliás, Alex voltou a se instalar nessa casa, já que a sua foi transformada em estúdio de gravação para a campanha eleitoral.

Após a morte de John Igor, em abril do ano passado, a família enfrentou outra perda recentemente: a de Michele, que teve diagnosticado um tumor no cérebro aos 2 anos de idade. Submetida a cirurgia e a processos de rádio e quimioterapia, ela teve uma vida de limitações. Ainda assim, chegou aos 36 anos, o dobro do que alguns médicos chegaram a prospectar. “O pai nos preparou para isso. Sempre disse que ela teria uma vida mais curta”, afirma Alex.

Publicidade

O desafio do transporte público

Embora a carreira política já estivesse no seu horizonte, Alex formou-se advogado e chegou a atuar no escritório do pai. No fim dos anos 90, tornou-se sócio da casa de festas Arena, no mesmo local onde funcionara uma danceteria da qual John Igor era um dos donos. O empreendimento foi montado por ele e um grupo de amigos – entre eles, o advogado Ezequiel Vetoretti, seu ex-colega de faculdade. “Foi uma explosão. Logo na primeira festa, lotou, ficou gente na parte de fora. Foi um tempo muito bom”, relembra.

No setor público, teve como maior desafio resolver o impasse do transporte coletivo urbano, que se arrastava há anos. Daquele processo, que consumiu todo o período da gestão, Alex guarda uma história em especial na memória. Após descobrir, por meio de uma reportagem, um especialista em mobilidade urbana de Santa Catarina, pediu autorização ao prefeito Telmo Kirst para ir ao encontro dele pedir ajuda para a elaboração do edital.

Acabou passando cinco dias em Florianópolis, reunindo-se com o técnico após o seu expediente. Foi dele, por exemplo, que partiu a sugestão de que o valor de outorga da licitação fosse todo aplicado em melhorias nas paradas de ônibus e em pesquisas de satisfação. “Quando eu cheguei lá, ele me perguntou: ‘tu queres fazer um edital voltado para as pessoas ou para os empresários?’. E não cobrou nada, só contribuiu com a sua expertise. Nunca me esqueci.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O que pode ser pauta na campanha em Santa Cruz

RAIO X

Música: Meus amores, do Luiz Marenco.
Livro: neste momento, estou lendo Políticas públicas, do Leonardo Secchi.
Filme: gostei muito de Dois Papas.
Ídolo: meu pai.
Pior defeito: muito impaciente.
Maior qualidade: pensar no coletivo.
Ideologia: centro-direita.
Time do coração: Internacional e Avenida.
Bolsonaro: um homem de coragem, enfrentou tudo e todos pela retomada do desenvolvimento.
Lula: um pecador.
Eduardo Leite: um político que não cumpriu com a verdade.
Santa Cruz do Sul: minha terra, pela qual tenho um amor enorme, e que pode prosperar muito mais.

Publicidade

Um amante do mar e do campo

Fora das lides políticas, Alex, que completará 41 anos em novembro, dedica parte do tempo aos esportes. É faixa preta em jiu-jitsu e surfista desde os 20 anos. Ao menos uma vez por mês, refugia-se com Catarine Silva, sua companheira há 15 anos, e o filho Lorenzo, de 14, na casa que construiu com o pai em Xangri-lá.

Para estranhamento de alguns, pega ondas até sob temperaturas de inverno. “Água gelada e sal tiram o estresse. Às vezes saio congelando, mas me faz bem.” Também é lá que pratica outro de seus hobbies: a cozinha. “Sou bom nas panelas, pelo menos é o que o Lorenzo diz”, brinca.

Mais recentemente, passou a bater ponto em canchas de laço. Tomou contato com o universo do tiro ao visitar um rodeio em Sinimbu, ocasião em que desafiou a si mesmo a aprender.

Logo começou a treinar e atualmente é figura carimbada em acampamentos na região – já laçou em Paredão, Monte Alverne e no Parque de Eventos, entre outros. “Virou um vício. Me ajuda a colocar a adrenalina da semana para fora. Cavalo é uma terapia. E eu gosto de estar no meio da gauchada.”

A tatuagem de uma catedral no braço revela também a sua espiritualidade. Embora não frequente missas, costuma ir semanalmente ao Santuário de Schoenstatt para fazer orações.

LEIA MAIS: Veja quem são os sete candidatos que disputam a Prefeitura

A série

Na segunda-feira, 28 de setembro, a Gazeta do Sul iniciou a publicação da primeira série de reportagens especiais sobre os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Sul. Os sete prefeituráveis receberam a reportagem nas residências nos últimos dias e falaram sobre as trajetórias profissionais e políticas, bem como sobre as famílias e interesses. Na largada da campanha, será uma oportunidade de os eleitores conhecerem quem são as pessoas que pleiteiam o comando do município e comparar os perfis.

A ordem de publicação foi definida em sorteio na presença de representantes das chapas, em reunião realizada no dia 19. A ordem é: Jaqueline Marques (PSD) na segunda-feira; Alex Knak (MDB) na terça; Helena Hermany (PP) na quarta; Mathias Bertram (PTB) na quinta; Carlos Eurico Pereira (Novo) na sexta; Frederico de Barros (PT) no dia 5, e Irton Marx (Solidariedade) no dia 6.

LEIA TODAS AS REPORTAGENS DA SÉRIE:
1. Uma militância que começou cedo: conheça Jaqueline Marques, candidata à Prefeitura

2. Um sonho que nasceu na infância: conheça Alex Knak, candidato à Prefeitura
3. Do Banco do Brasil ao Palacinho: conheça Helena Hermany, candidata à Prefeitura
4. Liderança que saiu de Pinheiral: conheça Mathias Bertram, candidato à Prefeitura
5. Paixão que começou no Túnel Verde: conheça Carlos Eurico Pereira, candidato à Prefeitura
6. A juventude que tomou a frente: conheça Frederico de Barros, candidato à Prefeitura
7. O homem que quer um novo país: conheça Irton Marx, candidato à Prefeitura

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.