Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTEÚDO ABERTO

Série de entrevistas: conheça os sete candidatos à Prefeitura de Santa Cruz

Foto: Arte/Portal Gaz

Desde o fim de setembro até os primeiros dias de outubro, a Gazeta do Sul publicou a primeira série de reportagens especiais sobre os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Sul. Os sete prefeituráveis receberam a reportagem em suas residências e falaram sobre as trajetórias profissionais e políticas, bem como sobre famílias e interesses.

Na largada da campanha, foi uma oportunidade de os eleitores conhecerem quem são as pessoas que pleiteiam o comando do município e comparar os seus perfis. As publicações tiveram a ordem definida em sorteio, na presença de representantes das chapas.

Neste compilado das entrevistas, confira os pontos principais de cada conversa e acesse o conteúdo completo de cada candidato – na mesma ordem de publicação definida no sorteio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira quais foram os principais temas do debate entre os candidatos de Santa Cruz

Jaqueline Marques

Tão logo completou 18 anos, em 1990, Jaqueline Marques de Souza correu ao cartório eleitoral para entregar a sua ficha de filiação. Filha de um ex-vereador e militante antigo do PDT em Santa Cruz, Rui Barbosa de Souza, a jovem havia crescido próximo ao universo da política. Como tudo aquilo lhe encantava, contava os dias para ter em mãos o título eleitoral. Na entrevista ao jornalista Pedro Garcia, falou sobre uma perda trágica, sobre a transição do setor privado à gestão pública e as inspirações, incluindo Frida Kahlo e Angela Merkel. A candidata ainda deu sua opinião sobre Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula.

LEIA: Uma militância que começou cedo: conheça Jaqueline Marques, candidata à Prefeitura

Publicidade

.

Alex Knak

“Um sonho desde piazito.” Assim Alexsander Knak define o projeto de chegar à Prefeitura de Santa Cruz. Segundo ele, a vontade de ser prefeito surgiu ainda na infância, quando, influenciado pela figura de um familiar, começou a sentir o gosto pela política pulsar em suas veias. O parente em questão era Ivo Mainardi, promotor de Justiça e ex-deputado pelo MDB da Região Centro-Serra. Na entrevista ao jornalista Pedro Garcia, falou sobre duas perdas, sobre a passagem pela Secretaria de Transportes e sobre o amor pelo mar e pelo campo. O candidato ainda deu sua opinião sobre Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula.

LEIA:Um sonho que nasceu na infância: conheça Alex Knak, candidato à Prefeitura

Publicidade

.

Helena Hermany

“Política é a arte de engolir sapos.” Helena Hermany ainda tem presente na memória a frase que ouviu quando criança de seu tio, Edmundo Hoppe, prefeito duas vezes nas décadas de 60 e 70, e que só compreenderia bem mais tarde, ao trilhar o seu próprio caminho na vida pública. Embora a política já estivesse na família, Helena cresceu sem qualquer pretensão eleitoral.  Na entrevista ao jornalista Pedro Garcia, falou sobre o sequestro que sofreu há 30 anos, sobre o rompimento com Telmo Kirst e sobre o envolvimento da família com política. A candidata ainda deu sua opinião sobre Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula.

LEIA: Do Banco do Brasil ao Palacinho: conheça Helena Hermany, candidata à Prefeitura

Publicidade

.

Mathias Bertram

Quando decidiu entrar para a política, Mathias Emílio Bertram tinha uma pretensão: representar a comunidade de Pinheiral, localidade onde cresceu e com a qual guarda fortes vínculos afetivos. Os pais de Mathias, Nestor e Ruth, já moravam lá quando tiveram o terceiro dos quatro filhos – embora a mãe tenha optado por tê-lo no hospital de Venâncio Aires, onde os dois mais velhos haviam nascido. Na entrevista ao jornalista Pedro Garcia, falou sobre a experiência de vereador, sobre a história de sua empresa e como divide a atenção entre os negócios e a família. O candidato ainda deu sua opinião sobre Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula.

LEIA: Liderança que saiu de Pinheiral: conheça Mathias Bertram, candidato à Prefeitura

Publicidade

.

Carlos Eurico Pereira

Foi ao percorrer pela primeira vez o Túnel Verde da Rua Marechal Floriano, no fim dos anos 1990, que Carlos Eurico da Luz Pereira decidiu que faria de Santa Cruz do Sul o seu lar. “Entrei na rua principal para chegar ao Hospital Santa Cruz e, quando passei pelas tipuanas, me apaixonei. Eu disse: ‘É aqui’”, conta. Natural de São Gabriel, o médico pneumologista buscava um mercado para se estabelecer na região. Na entrevista ao jornalista Pedro Garcia, falou sobre a relação com o pai, sobre a trajetória de médico e palestrante e a experiência à frente da Federação Gaúcha de Judô. O candidato ainda deu sua opinião sobre Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula.

LEIA: Paixão que começou no Túnel Verde: conheça Carlos Eurico Pereira, candidato à Prefeitura

.

Frederico de Barros

Um balde de água fria. Assim Frederico de Barros Silva define o sentimento que teve ao ver, estampada na manchete da Gazeta do Sul de janeiro de 2017, a notícia de que os vereadores do PT à época haviam formado uma aliança com o prefeito Telmo Kirst sem a anuência do partido. A revolta gerada junto às bases acabou por levar o então estudante de Jornalismo a uma posição de protagonismo na sigla. Na entrevista ao jornalista Pedro Garcia, falou sobre a inspiração familiar, a transição do movimento estudantil ao PT e o amor pelos livros. O candidato ainda deu sua opinião sobre Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula.

LEIA: A juventude que tomou a frente: conheça Frederico de Barros, candidato à Prefeitura

.

Irton Marx

No início dos anos 1990, um movimento que defendia o desmembramento do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina do restante do Brasil e que teve Santa Cruz do Sul como epicentro ganhou a atenção da imprensa de todo o País. Por trás daquela mobilização estava Irton Marx. Nascido em Hamburgo, na Alemanha, Irton veio para Santa Cruz em 1947, com apenas 11 meses e 4 dias de vida. Na entrevista ao jornalista Pedro Garcia, falou sobre a fama de louco, sobre as condenações e prisões por injúria e sobre sua paixão por rock ’n roll. O candidato ainda deu sua opinião sobre Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula.

LEIA: O homem que quer um novo país: conheça Irton Marx, candidato à Prefeitura

LEIA MAIS: Candidatos antecipam estratégias em debate

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.