Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Consciência

Saiba como economizar água com medidas simples

Foto: Rafaelly Machado

Júlia Zanette dá exemplo: ela molha as plantas com a água que pinga do ar-condicionado

Você sabia que, ao deixar uma torneira pingando, são desperdiçados 1.380 litros de água por mês? No dia a dia, pequenas falhas podem gerar desperdícios e muitos gastos. Em tempos de estiagem e escassez dos recursos hídricos, economizar e reutilizar água são temas urgentes.

Para o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, Raul Fritsch, a água deve ser economizada todos os dias e não só nos períodos de crise hídrica. “É preciso rever nossa relação com este recurso natural tão importante”, aconselhou. Para o secretário, as pessoas devem utilizar a água em quantidade necessária nas rotinas, evitando o desperdício.

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Publicidade

Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, não deixar pingando, controlar o consumo mensal da casa e verificar se não há vazamentos estão entre as práticas simples que podem ser adotadas. “É importante promover a conscientização e a instrução da sociedade sobre a importância de economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação do meio ambiente para garantir qualidade de vida e o desenvolvimento equilibrado.”

Estima-se que cada brasileiro consuma, em média, 154 litros de água diariamente, montante que excede muito o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 110 litros. E quase 35 milhões de brasileiros ainda sofrem com a falta de água tratada.

LEIA MAIS: Saúde e natureza, para repensar

Publicidade

Dia a dia sustentável
A empresária Júlia Luísa Limberger Zanette, de 31 anos, zela pelo consumo consciente de água em casa e também no trabalho. No Aflora Salão de Beleza Consciente, coleta diariamente a água do ar-condicionado, que é reutilizada para molhar as plantas e lavar o chão. “Às vezes juntamos mais de um balde por dia”, revelou.

No estabelecimento focado na sustentabilidade, que conduz ao lado da mãe Márcia Limberger, todos as linhas utilizadas são biodegradáveis, para não contaminar o solo e a água. A mesma linha é adotada em casa, nos produtos estéticos e também de limpeza. “São produtos que geram menos espuma e necessitam de menor quantidade de água para o enxágue.”

Na residência recém-reformada no Bairro Arroio Grande, onde Júlia mora com o esposo Cezar Zanette, também deixou tudo pronto para instalar um sistema de cisterna assim que possível. Outra prática é a coleta da água do banho para a lavagem de roupas e a limpeza do chão. “Nossos banhos são curtos e procuro não lavar louça com a torneira aberta. São pequenas ações diárias que podem fazer a diferença, especialmente se todos adotarem.”

Publicidade

LEIA MAIS: Alternativa à seca: cisterna é simples e segura para armazenar água

Uso com sabedoria

  • Se todos os brasileiros reduzirem o consumo de água de 154 para 110 litros por dia, economizam o volume que cai por uma hora e meia nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná.
  • Se toda a água do planeta coubesse em uma garrafa pet de 2 litros, só três das mais de 42 mil gotas estariam disponíveis para o consumo.
  • Se uma família de quatro pessoas reduzir em um minuto o tempo diário no banho de chuveiro, ao final de um mês terá poupado mais de 730 litros de água, o suficiente para lavar na máquina as roupas dessa família durante esse mesmo mês.
  • Se uma residência recolher a água que sai da máquina de lavar em todos os ciclos de lavagem, ao final de um mês terá coletado 770 litros de água, volume é suficiente para dar até 130 descargas nessa mesma residência.

    Publicidade

    Fonte: Instituto Akatu para um consumo consciente

LEIA MAIS: Gazeta lança campanha ampla com enfoque na consciência ambiental

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.