Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Saúde e natureza, para repensar

Os últimos dias trouxeram sucessão alucinante de informações, superadas por outras de igual ou maior impacto em questão de horas ou minutos, associadas à disseminação do coronavírus. Não bastando a estiagem, uma das mais longas dos anos recentes, com efeitos sobre a disponibilidade de água, sobre a agricultura e sobre todo o meio ambiente, trouxe inquietação e angústia.

De um lado, lideranças sobrepunham decisões e determinações visando a prevenção quanto aos riscos da nova epidemia na área da saúde. De outro, era necessário providenciar soluções ou paliativos para fazer frente à seca e aos estragos que ela causa nas safras agrícolas e no abastecimento. Entre as duas demandas, além de todos os demais assuntos rotineiros, as plataformas de mídia tiveram de se desdobrar a fim de acompanhar as novidades e informar de maneira rápida (mais do que isso, correta) o público.

Foi esse o esforço que a Gazeta do Sul e as demais unidades da Gazeta Grupo de Comunicações empreenderam ao longo desta semana, com a preocupação de repercutir, nas 24 horas do dia, o ponto de vista das lideranças. E com essa mesma ênfase nossas equipes realizarão seu trabalho ao longo das próximas semanas, que prometem ser desafiadoras para todas as instâncias da sociedade.

Publicidade

A decisão, anunciada na sexta-feira, do cancelamento da 20ª Expoagro Afubra, a menos de duas semanas do evento, dá a real dimensão dos efeitos que o coronavírus tem sobre a socioeconomia. Para quem ainda duvidasse dos reflexos que a pandemia (como foi classificada pela OMS) terá sobre as comunidades, é um choque de realidade. Ao longo da sexta-feira, entidades emitiram notas informando a mudança de planos em relação a eventos, ou restringindo atos públicos. Até que ponto decisões de cancelamentos não foram precipitadas, pelo igual impacto negativo sobre a economia, diante de todos os investimentos já feitos, isso ainda não é possível medir. Mas que o momento também requer que líderes não ajam por impulso, quanto a isso também não resta dúvida. O coronavírus é uma ameaça, como outras houve; no entanto, uma parada total tende a ter decorrências ainda piores a curto, médio e longo prazos.

Cumpre, sim, a cada cidadão, a cada família, adotar hábitos de proteção em relação ao coronavírus. Agentes da área da saúde orientam de forma ostensiva quanto a medidas a tomar. E cumpre, igualmente, zelar para que torneiras não jorrem água de modo desnecessário, para que árvores não sejam derrubadas e para que toda a natureza possa ser preservada. Esse é o alerta que difunde o Projeto Repensar, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações, inclusive com a aposição da logomarca nos conteúdos de cunho ambiental. São constatações que cada um de nós, a cada dia, deve fazer, viva em qual ambiente viver, e buscando fazer a sua parte. Para que as notícias dos próximos dias possam, quem sabe, ser mais alvissareiras e mais positivas. Para o bem de todos. Um bom final de semana!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.