Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rede estadual

Alunos têm até esta quarta-feira para entregar atividades

Foto: Alencar da Rosa

Com as aulas presenciais suspensas em todo o Estado há pelo menos três meses, devido à pandemia do novo coronavírus, chegou a hora de os alunos da rede pública estadual entregarem às escolas as atividades programadas para o período de 19 de março a 30 de abril. O prazo inicial de entrega era entre 4 e 6 junho, mas teve de ser estendido até hoje. Paralelo a isso, acontece a entrega das atividades relativas ao mês de junho, na versão impressa ou digital.

O responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, citou a importância do esforço dos alunos nesse ano atípico. “Dentro deste novo contexto de ensino, é de extrema importância a participação efetiva dos nossos alunos, realizando as atividades e não deixando em momento algum os trabalhos se acumularem”, disse.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz mantém aulas suspensas no município até dia 30

Questionado sobre as reclamações de alguns pais em redes sociais, sobre a grande quantidade de material enviada a seus filhos, Moura esclareceu que a maioria, cerca de 70%, aceitou o novo método de ensino e está atenta aos prazos. “ Os que não entregaram talvez tenham sofrido com algum problema de acesso à internet ou para buscar o material nas escolas. Há também aqueles que deixaram acumular, o que culminou na perda de prazo”, afirmou.

Publicidade

As atividades programadas e repassadas pelos estabelecimentos de ensino por meio digital ou impresso fazem parte de uma resolução do CEEd/ RS, a ser ratificada após as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece que os conteúdos e trabalhos desenvolvidos à distância devem ser contados como carga horária para o cumprimento do ano letivo. “As atividades, sejam elas produzidas de forma total ou parcial, registram a frequência do aluno junto à unidade escolar e servem para a sua avaliação. Analisaremos os motivos daqueles que não as entregarem e, se necessário, o Conselho Tutelar será acionado”, afirmou o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

LEIA MAIS: Alunos das escolas públicas devem cumprir tarefas à distância

Dentro do esperado
Na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, uma das maiores de Santa Cruz do Sul, a devolução das atividades do período entre 19 de março a 30 de abril está ocorrendo dentro do esperado, conforme a diretora Janaína Venzon. “Passamos as orientações aos pais de que as atividades deveriam ser entregues logo após o retorno das férias. Porém, muitos alunos não levaram isso a sério e deixaram de fazer os trabalhos. É importante que cada um faça a sua parte para salvar este ano letivo”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela como as escolas estão lidando com a suspensão das aulas

A diretora da Escola Estadual Estado de Goiás, Cláudia Kappaun, relatou que apenas um pai entrou em contato com a instituição para reclamar da quantidade de atividades. A entrega segue dentro da normalidade. “São muitas disciplinas, mas acredito que, se houver mais organização por parte dos alunos, será mais fácil cumprir os prazos. Nós, professores, estamos fazendo nossa parte, e nosso trabalho chega a ser o dobro do que se estivéssemos com as aulas presenciais.”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.