Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIA MUNDIAL DO DOADOR

Hemovida ainda precisa de doações para repor estoque de sangue

Para marcar a data, ambiente foi decorado em homenagem às pessoas que colaboram: são necessárias 30 doações por dia

O Dia Mundial do Doador de Sangue é nesta quarta-feira, 25, e, para marcar a data, o Hemovida de Santa Cruz do Sul teve programação especial. O banco de sangue, que fica junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), sofreu redução de doações neste ano por causa da pandemia. Como forma de agradecimento e reconhecimento aos doadores, o ambiente foi decorado com balões e cartazes e houve entrega de brindes pela data.

No local, dez funcionários se dividem para atendimento 24 horas, diariamente. Conforme o enfermeiro Cezar Rodrigo Priebe, o Hemovida tem sua sede em Novo Hamburgo. “Em Santa Cruz, realiza todo o processo do ciclo do sangue, que é a coleta dos doadores, processamento (separação do sangue), realização das tipagens e envio de amostras das doações a Novo Hamburgo e São Paulo para investigação de doenças”, explica. Todas as doações passam por exames de HIV, sífilis, chagas, hepatites B e C e anti-HTLV I/II. Só após esse resultado o sangue é liberado para transfusão nos pacientes.

LEIA MAIS: Estoque do Hemovida recua e agora está em apenas 20%

Publicidade


Em períodos de normalidade, o banco costuma receber 400 doações ao mês. Em média, 250 pessoas recebem transfusões mensalmente, geralmente, mais de uma bolsa de sangue. Ao ano, são aproximadamente 3 mil pessoas beneficiadas pelas doações. “As plaquetas possuem cinco dias de validade, as hemácias 35 dias, o plasma e crioprecipitado, um ano. Cada patologia vai necessitar de um tipo desses hemocomponentes”, explica Cezar. O banco de sangue atende os hospitais Ana Nery e HSC, em Santa Cruz, e municípios vizinhos, como Vera Cruz, Sinimbu e Vale do Sol.

Nos meses de maior distanciamento social, entre maio e agosto, o movimento de doadores diminuiu consideravelmente. Agora, com as campanhas, esse número vem se restabelecendo. No entanto, os estoques ainda não estão normalizados para os tipos O positivo e negativo; já os demais encontram-se estáveis. “Isso é uma projeção para uma semana, pois a necessidade hoje é de 30 doações ao dia.”

O banco de sangue Hemovida fica na Rua Fernando Abott, 174, no Centro. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas. No primeiro sábado de cada mês, o atendimento é das 7h30 às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056 2103 ou pelo e-mail hemovidastacruz@ terra.com.br.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Família de doadora de órgãos reforça decisão: ‘Mesmo após a morte, ela pôde fazer o bem’

Como doar

Podem realizar a doação pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 18 e 65 anos e que pesem, no mínimo, 50 quilos. A orientação é fazer um lanche leve antes do procedimento, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes e ter em mãos um documento de identidade com foto. O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Publicidade

Não podem doar sangue pessoas que fizeram vacinação recentemente, têm piercing na cavidade oral ou genital e fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses. A doação também é vetada quando a pessoa manifestou sintomas gripais ou diarreia nos últimos 15 dias.

LEIA MAIS: Hemovida tem queda de 20% nas doações de sangue em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.