Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SÉTIMA ARTE

5º Festival Santa Cruz de Cinema é lançado nesta quinta-feira

Foto: Alencar da Rosa

Foi lançada na noite desta quinta-feira, 12, no Proeza Beer, a 5ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema. O evento ocorre entre os dias 24 e 28 de outubro e deve contar com produções de todo o Brasil. O tradicional prêmio Tuio Becker vai homenagear o ator Júlio Andrade, que ficou conhecido pelo papel do médico Evandro na série Sob Pressão.

Na mostra competitiva, 18 filmes vão concorrer nas seguintes categorias: melhor filme, melhor filme gaúcho, melhor filme no júri popular, melhor direção, melhor direção de fotografia, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor montagem, melhor trilha sonora e melhor desenho de som. Já a mostra Olhares Daqui vai selecionar até seis filmes produzidos no âmbito das disciplinas do Curso de Comunicação Social da Unisc ou que sejam de realizadores de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema: “É uma iniciativa que queremos continuar a apoiar”, diz diretor da JTI

As inscrições dos filmes podem ser feitas pelo site www.festivalsantacruzdecinema.com.br entre os dias 15 de maio e 30 de junho. Serão aceitos curtas-metragens com até 25 minutos de duração, dos gêneros ficção, animação e documentário, produzidos a partir de 1º de janeiro de 2021. Os selecionados serão divulgados em data ainda não informada. A cerimônia de premiação vai ocorrer no dia 28 de outubro, às 19 horas.

A 5ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema é uma realização do Sesc/RS – unidade operacional Santa Cruz do Sul, Cursos de Comunicação Social da Unisc e Pé de Coelho Filmes. O patrocínio é da JTI e Município de Santa Cruz do Sul, com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, Proeza Beer e Brasserie Chef Davi.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema: um evento que ingressa no cenário nacional

“Esperamos ter esse recorte do Brasil”, diz Roberta Pereira

Realizado pelo Sesc/RS – unidade operacional de Santa Cruz do Sul, o 5º Festival Santa Cruz de Cinema está, neste momento, focado em atrair inscrições de todo o País, com o objetivo de repetir – e até ampliar – o sucesso conferido nos eventos anteriores. “Esperamos, como nos outros anos, ter esse recorte maravilhoso do nosso Brasil”, disse a gerente do Sesc de Santa Cruz, Roberta Pereira. Ela celebrou, ainda, o fato de o evento já estar consolidado, de modo que é muito respeitado no Rio Grande do Sul. “Cineastas já comentam entre eles sobre participar aqui”, relatou.

Para além do festival, Roberta avalia que o evento faz com que Santa Cruz se torne referência, um polo de fomento do audiovisual no País. Diego Tafarel, sócio proprietário da Pé de Coelho Filmes, outra realizadora do 5º Festival Santa Cruz de Cinema, acredita que esse será o maior de todos os tempos. “Cinema é cultura e cultura é muito importante para o desenvolvimento do País, inclusive econômico”, ponderou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.