Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

EDUCAÇÃO

7ª Edição do Palco do Saber está com inscrições abertas

Foto: Lula Helfer

O projeto Palco do Saber, a olimpíada de conhecimentos, chega a sua sétima edição neste ano. A competição educacional envolve estudantes do 9º ano da rede pública de Santa Cruz do Sul. As escolas interessadas em participar devem fazer o cadastro no site palcodosaber.com.br, onde também está disponível o regulamento da competição. Para se inscrever, basta acessar o caminho “Santa Cruz do Sul – Ensino Fundamental”. Cada instituição pode confirmar de três a oito duplas. O prazo final é 5 de julho.

No ato da inscrição, as escolas deverão informar nome da instituição, do diretor e de quem ficará responsável pela participação dos alunos, bem como e-mail e telefone dessas pessoas. Também deverão constar informações sobre o número de duplas participantes na fase eliminatória e o nome completo dos estudantes que vão disputar a primeira etapa.

LEIA MAIS: Palco do Saber: a maior olimpíada de conhecimento do Vale do Rio Pardo

Após o encerramento das inscrições, inicia-se o período de validação das questões temáticas e composição do cronograma, que é dividido em três fases. O agendamento das classificatórias será em julho. As classificatórias ocorrerão entre 2 de agosto e 31 de outubro nas escolas. Nessa etapa, as duplas disputam uma vaga para representar o educandário na final da competição, que acontecerá em novembro no auditório da Unisc. A premiação para as duplas, nas eliminatórias, será em medalhas. Na grande final, serão premiadas as três primeiras duplas que obtiverem mais pontos, professor e escola da dupla campeã.

No ano passado, o projeto foi suspenso em razão do cenário pandêmico. O gerente de eventos da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, destaca que em 2021 o Palco do Saber seguirá todos os protocolos sanitários. “ Com a retomada das aulas presenciais e a devida aprovação do Centro de Operações de Emergência para a Educação Municipal (COE) de Santa Cruz do Sul, adequamos a realização do projeto e seguiremos todas as orientações de distanciamento e protocolos sanitários para garantir a segurança dos alunos e professores.”

Conforme Marques, a expectativa é bastante positiva, pois a cada ano os alunos estão mais preparados para participar. “Houve uma melhora significativa no percentual do número de acertos das respostas nos últimos anos. Percebese que, após a segunda edição do Palco do Saber, houve um maior engajamento dos alunos em função de ser uma olimpíada. Acredito que, como ferramenta pedagógica, o projeto ajudou e ajuda bastante nesse sentido”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Ernesto Alves vence o Palco do Saber na etapa ensino médio

Adequações

Cumprindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento, o evento fez algumas adequações. Confira o que mudou:

  • Adiamento do período de inscrições – antes era em abril, mas passou para junho.
  • As etapas classificatórias poderão ser presenciais, nas escolas, a partir do segundo semestre, em agosto, setembro e outubro. A grande final está marcada para novembro, no auditório da Unisc.
  • Haverá redução de plateia e distanciamento de assentos. A escola deverá convidar apenas a turma do 8o ano para assistir, uma vez que os alunos dessa turma serão os próximos, no ano seguinte. O número de pessoas é restrito no local, com distanciamento de 1,5 metro entre as cadeiras.
  • É obrigatório o uso de máscara e álcool em gel para todos na classificatória. Alunos participantes, assistentes, professores e equipe de trabalho – exceto o apresentador, durante utilização de microfone – deverão usar máscaras. Na porta de acesso ao ginásio, haverá uma pessoa da equipe para aplicação de álcool em gel e medição de temperatura.
  • As adequações e protocolos podem ser revistos em caso de melhora do cenário pandêmico no período das classificatórias.

Como participar

As escolas públicas interessadas em participar devem ficar atentas ao prazo. Elas têm até o dia 5 de julho para confirmar a adesão. A inscrição é feita no site do projeto, no link “Santa Cruz do Sul – Ensino Fundamental”. Cada colégio receberá por e-mail seu login e senha para acessar o sistema, completar seu cadastro e inscrever no mínimo três e no máximo oito duplas.

Aplicativo

Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia, a Fundação Gazeta, com o intuito de motivar e incentivar os alunos a estudar, criou o aplicativo Palco do Saber. A ferramenta para download gratuito tem versões para as plataformas operacionais Android e IOS. O app utiliza o banco de questões com conteúdo pedagógico das quatro áreas do conhecimento utilizado nas classificatórias nas escolas e tem um teste de autoconhecimento. Para baixá-lo, é preciso utilizar os links abaixo:

Download Android (Play Store)clique aqui

Download IOS (Apple Store)clique aqui

Foram mais de 42 mil alunos envolvidos em seis edições do projeto

Na última edição do Palco do Saber, em 2019, 49 escolas públicas participaram. Destas, 41 instituições eram de Santa Cruz e oito de Venâncio Aires – foi a primeira edição do projeto na Capital Nacional do Chimarrão e a sexta em Santa Cruz. Em ambos os eventos, houve o envolvimento de 10.742 alunos (interagindo ou assistindo). No total, desde a primeira edição, em 2014, o alcance do projeto chegou a 42 mil alunos.

O Palco do Saber é uma iniciativa da Fundação Gazeta. O suporte pedagógico é da Secretaria Municipal de Educação, 6ª CRE e Unisc. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações e o patrocínio é do Município de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Manuela e Ana Luiza são as campeãs do Palco do Saber

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.