Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

A CASA É SUA - CALAMIDADE

Vera Cruz inicia construção de 20 moradias para atingidos pela enchente

Construção das novas casas é resultado de um convênio entre Estado e Município

A construção das 20 moradias destinadas às famílias atingidas pelas enchentes de maio de 2024 em Vera Cruz iniciou-se oficialmente na semana passada, com a entrada em execução do programa estadual A Casa é Sua – Calamidade. A ação é fruto de um convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Habitação, e o Município de Vera Cruz.

Os imóveis são permanentes, com 55 metros quadrados cada, e serão erguidos com estrutura steel frame pré-moldada, modelo que combina rapidez de montagem com qualidade e durabilidade. Metade das casas será construída no Bairro São Francisco e a outra metade no Loteamento Parque da Figueira, no Bairro Bom Jesus, onde as obras já estão em andamento.

LEIA MAIS: Famílias atingidas por enchente devem receber novas moradias em Vera Cruz

Publicidade

Antes do início dos trabalhos, a Prefeitura cumpriu todas as etapas de preparo, incluindo questões burocráticas, terraplanagem completa dos terrenos, individualização dos lotes para que cada família receba sua escritura e execução da infraestrutura básica (água, energia elétrica e esgoto). O prazo contratual para conclusão das casas é de 90 dias. A empresa responsável informou que intensificará os esforços durante os finais de semana e feriados para cumprir o cronograma.

O prefeito Gilson Becker ressalta que governo municipal e Estado trabalharam de forma coordenada, com foco no cumprimento das exigências legais e qualidade da obra. “Todo o processo de obra pública tem etapas técnicas que precisam ser cumpridas. O importante é que agora as casas estão em construção e, em breve, essas famílias terão novamente um lar”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Rede elétrica de Vera Cruz passa por manutenção

Publicidade

Para saber

As famílias que receberão as novas moradias já foram selecionadas. Do total de beneficiados, 12 perderam totalmente suas residências ou sofreram danos estruturais graves, e outras oito vivem atualmente em áreas de risco, como regiões suscetíveis a deslizamentos.

Durante o período de trâmites e preparação dos lotes, as famílias foram assistidas por meio do aluguel social, para que não ficassem desamparadas. A iniciativa representa mais um passo concreto na reconstrução de Vera Cruz após as enchentes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.