Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Um fíndi para celebrar

Foto: Freepik.com

Este é um final de semana que reservará emoções em todos os lugares. A começar pelo fato de se comemorar neste domingo, 8, o Dia Internacional da Mulher, data que se reveste de significados ainda mais fortes no contexto atual, marcado por tantas ameaças e agressões a elas, de parte de homens. Talvez seja a oportunidade de uma reflexão coletiva na qual, no ambiente familiar, todos possam firmar um pacto de proteção, que envolva pais, avós, filhos e netos, todos pela preservação da vida, pelo respeito, pelo tratamento digno e igualitário. Não é possível admitir que, em momento no qual a humanidade tem à sua disposição as mais sofisticadas tecnologias para estender a expectativa de vida, homens, movidos por violência, truculência e egoísmo, dificultem a rotina da mulher.

Se o domingo, 8, será de justa celebração em família, reafirmando o papel relevante da mulher, em paralelo o esporte mobiliza atenções. Afinal, em Porto Alegre, Internacional e Grêmio decidirão o Campeonato Gaúcho de 2026. A Rádio Gazeta FM 107,9 contará tudo ao vivo para seus ouvintes, como tem feito ao longo de toda a competição. Tão importante quanto a partida de domingo é outra, que acontece neste sábado, esta em Santa Cruz, e novamente com cobertura intensa da Rádio Gazeta. Trata-se do jogo do Avenida no quadrangular que definirá dois clubes que seguirão no grupo principal do Gauchão em 2026, e, claro, os dois rebaixados. O Internacional de Santa Maria, adversário do Avenida neste sábado, já está nessa condição.

LEIA MAIS: Uma safra que é de todos

Publicidade

Caso o Periquito vença o jogo, estará confirmado na elite, e mesmo outros resultados podem favorecer, a depender do que acontecer na partida entre Monsoon e Guarany de Bagé. Que os torcedores possam marcar presença, e apoiar o Nida com muita energia para assegurar a permanência na principal competição do futebol gaúcho.

Do ambiente esportivo para a realidade produtiva e econômica, não se pode deixar de referir, neste início de março, o impacto da manchete da Gazeta do Sul de quinta-feira, 3: “Exportação de tabaco atinge recorde de US$ 3,38 bilhões”. Em um contexto nacional e global de tamanha apreensão com o rumo das finanças (o que os conflitos envolvendo norte-americanos, israelenses e iranianos, no Oriente Médio e na Ásia, só pioram), um País, Estado e uma região disporem de uma cadeia produtiva e industrial de tamanha envergadura, como é o caso do tabaco, talvez seja um dos maiores trunfos de sustentabilidade, econômica e social, em realidade global.

LEIA TAMBÉM: Livro de sul-coreano traz dicas valiosas para ser um bom gestor

Publicidade

O tabaco é o carro-chefe de uma atividade rural estabelecida em pequenas propriedades, altamente diversificadas, como cada pessoa que conhece o interior bem sabe. E essas folhas, em 2025, levaram a marca brasileira para 121 países, um feito magistral. No final de março, entre os 24 e 27, na Expoagro Afubra 2026 (cujo lançamento ocorreu nessa sexta-feira, 6), será possível dimensionar em que contexto tecnológico essa façanha acontece. Por lá, a Gazeta também apresentará, com exclusividade, as novas edições do Anuário Brasileiro do Tabaco e, em paralelo, do Jornal da Emater, ambos assinados pela Editora Gazeta, sendo que essa publicação é conduzida em parceria com a Emater/RS-Ascar. Oferecem leitura atualizada sobre o agro, que tanto interessa à região e ao País.

Boa leitura, bom fíndi, e, muito em especial, um feliz dia para todas as mulheres!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.