Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CLIMA

Alerta de chuva volumosa volta a ameaçar o Vale do Rio Pardo

Foto: Divulgação

O Vale do Rio Pardo e a Região Central do Estado voltam a entrar em rota de forte instabilidade a partir do fim de semana, com previsão de chuva intensa. A deterioração mais severa do tempo está prevista para ocorrer entre este domingo, 27, e terça-feira, 29, trazendo riscos de alagamentos, inundações e elevação nos níveis dos rios.

Segundo o meteorologista Luiz Nachtigall, da MetSul Meteorologia, a alta frequência de precipitação intensa está associada ao fenômeno El Niño. Os modelos numéricos indicam que os maiores volumes vão se concentrar em uma faixa que abrange o Oeste, a Campanha, o Centro, a Serra e a região dos Vales. No Oeste gaúcho, os acumulados podem variar de 100 a 200 milímetros, com marcas superiores em alguns pontos.

A mudança no tempo ocorre de forma gradual. O cenário se complica no domingo, 27, com a formação de uma frente quente. Na sequência, a chegada de uma frente fria intensifica a instabilidade durante a terça-feira, combinando os dois fenômenos para gerar chuva.

Publicidade

Para saber

Um dos mananciais que exigem atenção na Região Central e no Vale do Rio Pardo é o Jacuí, além dos rios Santa Maria e Ibirapuitã. A MetSul alerta para a possibilidade de temporais isolados acompanhados de granizo e vento forte. Nachtigall ressalta, contudo, que não se prevê uma onda de tempestades com a mesma severidade da registrada na última segunda-feira, 21.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.