Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARROIO DO TIGRE  

Samu: uma década de serviço à comunidade

Trabalhadores do Samu, chefes do Executivo de Arroio do Tigre e Secretária de Saúde | Foto: Miguel Pereira

“Salvar vidas não tem preço. A saúde não tem preço.” A frase do prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, reforça a importância que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem tido, nesses dez anos, para o município celeiro do Centro-Serra. A vinda da unidade do serviço de saúde ao município foi uma decisão da administração pública, por meio do programa Salvar/Samu, espalhado por diversos municípios brasileiros como integrante da estratégia de atenção básica, em um projeto do Ministério da Saúde.

Segundo a enfermeira responsável técnica pelo Samu, Helena Maieron Zasso, o serviço presta socorro a pessoas em situação de dano grave à saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica e outras. Os atendimentos são realizados em residências, locais de trabalho e vias públicas.

“Durante estes dez anos de atuação, foram mais de 3.250 atendimentos, sendo 58,6% deles atendimentos clínicos e 41,4% traumas. Entre os casos clínicos, a maior incidência foi de atendimentos psiquiátricos, seguido de atendimentos cardiovasculares e respiratórios (que tiveram um aumento significativo com a pandemia – triplicando o número de atendimentos). Entre os traumas, os atendimentos se concentraram em acidentes de trânsito, quedas de altura e quedas de motocicleta e bicicleta”, reforçou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: A arte de cuidar em família

O serviço pode ser acionado pelos moradores de Arroio do Tigre pelo número 192, em ligação gratuita, ou através do aplicativo “Chamar 192”. Na central de regulação um atendente solicita os dados do paciente e informações sobre seu quadro, sendo encaminhada a solicitação para um médico responsável. Este fará uma triagem para saber se há necessidade do envio da ambulância ou não.

Os pacientes atendidos pelo Samu são encaminhados para o Hospital Santa Rosa de Lima, no centro do município. A casa de saúde recebeu uma reforma à época da instalação do serviço, por meio de recursos do poder público municipal, para atender as adequações necessárias ao atendimento, tendo um espaço exclusivo para a unidade do Samu.

Publicidade

Atualmente, a equipe do programa é composta por uma enfermeira técnica responsável, cinco técnicos de enfermagem e quatro condutores socorristas. Em regime de plantão, permanecem sempre um técnico e um condutor socorrista. A enfermeira Helena aproveita a comemoração para fazer um agradecimento especial à administração municipal e, em nome dos colegas, agradece a todos os profissionais que já trabalharam no Samu, à população de Arroio do Tigre, equipe do Hospital Santa Rosa de Lima, Bombeiros Voluntários de Sobradinho e Arroio do Tigre e Brigada Militar.

Para o prefeito Marciano Ravanello, ofertar o serviço foi uma das maiores conquistas do município, após o projeto do Samu ser ampliado para regiões que não somente os grandes centros urbanos do país. “Recordo que em 2010, quando a gente foi chamado pelo Governo do Estado, pelo Secretário de Saúde Osmar Terra, para dizer se o município gostaria de receber o programa, no início seria um atendimento regional, mas com sede em Arroio do Tigre. De imediato fizemos uma reunião com os representantes dos municípios da região, mas a maioria não quis, achando que daria um custo muito elevado para manter este serviço. Nós aqui entendemos que não poderíamos deixar de receber este serviço em nosso município”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Soldado ajuda a salvar bebê engasgada com leite materno

Publicidade

O chefe do Executivo disse ser este motivo de grande orgulho. “A gente teve uma atitude, um ato de coragem, mas também um pensamento de futuro. A gente via e sabia como era a angústia sem o Samu, porque vidas se perderam por não ter uma equipe qualificada, não ter uma estrutura adequada para poder fazer estes atendimentos em casos de acidente ou ainda de urgência ou emergência em residências”.

Segundo Ravanello, a conquista do Samu foi um dos maiores avanços para a saúde de Arroio do Tigre. “Sem dúvida, nos traz uma tranquilidade muito grande. Temos uma equipe treinada, competente. Para nossa população é um serviço de extrema importância. Somos referência, pioneiros neste atendimento. Vida longa ao Samu. Parabenizo a todos os servidores que estão e passaram pelo atendimento. Torço ainda para que nossa região ganhe mais unidades do Samu, só assim quem sabe o pessoal vai ver a grandeza que é o atendimento realizado”, enfatizou.

Assim como ele, o vice-prefeito Vanderlei Hermes, ao parabenizar a equipe envolvida, reforçou a importância da iniciativa. “Quando assumimos pela primeira vez a administração, éramos bem jovens, eu tinha 31 anos, o prefeito 33 anos, assumimos um compromisso muito grande com a comunidade. Não tínhamos plantão 24 horas na época. Desde 2018, junto com o Samu, conseguimos implementar mais este serviço, o atendimento 24 horas no hospital. Esse é um orgulho para nós gestores e para nossa comunidade. Ficamos muito felizes em poder ofertar este serviço”, completou.

Publicidade

A secretária municipal de Saúde, Diana Rauber Mergen, adiantou uma novidade: a administração está em busca de recursos federais para construção de uma base fixa do Samu no município. Para manter toda estrutura e despesas necessárias, há uma coparticipação, entre Governo Federal, Estado e Município. “No ano de 2018 ocorreu a chegada de uma nova ambulância, para manter tudo sempre em dia, manutenção preventiva e corretiva. Tudo isso para que o serviço se estenda por muito mais tempo”, reforçou.

LEIA MAIS: Samu lança aplicativo de celular para agilizar atendimento

Nesta comemoração dos dez anos, o prefeito faz questão de reforçar um agradecimento aos secretários de saúde, “todos se empenharam sempre para que não faltasse nada na prestação efetiva do serviço”. Outro nome lembrado foi o do médico Rodrigo Jobin, que aconselhou os gestores à época para tomar a decisão certa.

Publicidade

Cirurgião-geral e do trauma, Rodrigo Jobin, que hoje atua eventualmente em Arroio do Tigre, foi, segundo os gestores, um dos grandes incentivadores para a implementação do Samu no município. “Fico muito contente que este serviço tenha se mantido, uma pena não ter mais em outras cidades, de forma que atendesse toda a região, pois este é um diferencial muito grande no atendimento de urgência, principalmente em vítimas de traumas e violência”, enfatizou Jobin.

De acordo com o especialista, vítimas de traumas e violência, representam a maior causa de morte em pessoas de até 44 anos de idade, “atinge pacientes na idade mais produtiva da vida”. Vítimas de traumas podem morrer na hora ou, dependendo da gravidade, se atendidas de forma breve, garantir a sobrevivência. “Aí que age o Samu. Com uma equipe treinada, tem que haver o resgate dessa pessoa e abordagem em um tempo rápido”, ressaltou, acrescentando que o atendimento que ocorre dentro da ambulância nos primeiros momentos pós-lesões, é um grande diferencial e evita muitas mortes em pacientes adultos jovens, sendo uma medida organizacional e de treinamento.

“Como minha formação é nesta área, fui um coadjuvante nesta história, o mérito é todo do prefeito Marciano. Dou meu parabéns a toda a equipe que suportou este processo. Quando estou em Arroio do Tigre me sinto seguro, pois sei que é um local que qualquer acidente que venha ocorrer, sabemos que o paciente que chegará ao hospital está em melhores condições, a chance dele sobreviver à isso aumenta absurdamente”, completou.

Relembre

Após os trâmites burocráticos, a ambulância do Samu chegou a Arroio do Tigre em junho de 2010 e as reformas no Hospital foram iniciadas na sequência, para a equipe do Samu então se estabelecer. Efetivamente, em 14 de abril de 2011, o serviço começou a ser prestado.

LEIA TAMBÉM: Idosa tem cartão furtado ao buscar vacina contra Covid-19

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.