Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Dente de Leite seleciona 95 atletas para treinar nas categorias de base

Por meio dos convênios firmados no ano passado com clubes de futebol e futsal da cidade, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, está possibilitando o ingresso gratuito de 95 crianças e adolescentes nas categorias de base do Avenida, Santa Cruz, Genoma Colorado e Flamengo. Os selecionados foram destaque da segunda edição do Campeonato Municipal Dente de Leite realizado em novembro e dezembro de 2014.

A seleção ocorreu durante uma reunião entre os organizadores e os responsáveis pelas equipes que disputaram o Dente de Leite e os professores das escolinhas. Para receber a bolsa, além da atuação em campo, também a disciplina de cada atleta foi avaliada ao longo da competição. “Além da habilidade, os selecionados não receberam cartão vermelho e mostraram boa conduta durante as partidas”, explica o responsável técnico do campeonato, professor Paulo Rocha.

A concessão das bolsas faz parte de uma parceria firmada com os clubes em agosto do ano passado. Através de convênios aprovados pela Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura repassa a eles um valor mensal para investimento nas categorias de base, através da aquisição de materiais esportivos, transporte e arbitragem. Como contrapartida, as escolinhas atendem, de forma gratuita, os atletas selecionados no Projeto Dente de Leite.

Publicidade

Para o prefeito Telmo Kirst, o grande mérito da iniciativa, que também vislumbra propósitos mais arrojados como a formação de grandes atletas, é antes de tudo a construção da cidadania. “Não queremos apenas formar craques, o que queremos é investir primeiro no ser humano, para formar cidadãos de bem”, disse. Ao contemplar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, Telmo acredita que um futuro com mais perspectivas possa se desenhar na vida desses atletas. “O esporte é um poderoso instrumento para auxiliar os jovens a trilhar caminhos mais promissores, longe das drogas, da violência, do vandalismo e de outros tantos males sociais”.

Além de oportunizar a famílias sem condições de arcar com os custos de matrícula, mensalidade, uniforme e transporte, uma chance real de ver seus filhos frequentando escolinhas e mostrando suas habilidades no esporte, o prefeito acredita que a iniciativa de conceder bolsas, também é um meio de ampliar as chances de os clubes descobrirem futuros campeões. “O futebol amador e as categorias de base são o alicerce do esporte e vão ao encontro da política idealizada por este governo. Com estes dois pilares fortalecidos poderemos vislumbrar um futuro de êxito nos clubes da cidade”.

Ao longo da próxima semana, o Departamento de Esporte da Prefeitura viabilizará o contato entre as escolinhas e os atletas selecionados, uma vez que estes dependem da aprovação dos pais e responsáveis para iniciar os treinos. A lista com os 95 nomes e os respectivos clubes também está disponível na fanpage do departamento no facebook. 

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.