Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Primeira dose

A Prefeitura vai repassar, no início da próxima semana, a primeira parcela do subsídio tarifário temporário ao Consórcio TCS, que administra o transporte coletivo urbano. O valor será de R$ 274,6 mil. Os cálculos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Agerst) apontaram um deficit de mais de R$ 450 mil no serviço no mês de abril.

Dois gumes
A proposta de emenda à Lei Orgânica protocolada essa semana pelo vice-líder de governo Raul Fritsch (Republicanos), que proíbe que projetos com pareceres desfavoráveis sejam levados a votação no plenário, divide atores políticos ouvidos pela coluna. De um lado, a regra pode evitar o avanço de projetos de cunho demagógico e sem segurança jurídica. Por outro, desconsidera a possibilidade de interpretações distintas no exame das iniciativas e dá a palavra final à Comissão de Constituição e Justiça, que pode agir politicamente.

Aprovado
Ex-presidente do PSB e professor de Direito, Ademar Antunes da Costa elogiou Fritsch pela proposta.

Publicidade

Pé na estrada
Deve ser lançada na próxima semana uma campanha para arrecadação de recursos para duplicação do trecho urbano da BR-471. O projeto foi apresentado por entidades empresariais à prefeita Helena Hermany (PP) há poucos dias. Helena quer que a obra comece este ano e contemple, no mínimo, a extensão entre o Gaúcho Diesel e o Maxxi Atacado.

Contribuição
O presidente da Câmara de Santa Cruz, Ilário Keller (PP), planeja antecipar a devolução de parte do orçamento do Legislativo. A ideia é que os recursos sejam aplicados no fundo municipal de pavimentações que foi anunciado pela prefeita Helena Hermany (PP) no início de abril.

De partida

Suplente de vereador pelo DEM, Marcelo Diniz, que chegou a ser líder do governo Telmo Kirst na Câmara, está de mudança para o Pros. Diniz encontrou-se esta semana com o presidente estadual do partido, José Fortunati, que é ex-prefeito de Porto Alegre, e deve ser empossado presidente municipal da legenda no próximo dia 7, quando Fortunati virá a Santa Cruz.

Queda de braço
Delatora de Paulo Lersch, a ex-assessora da Câmara Fabiane Mandler ajuizou, em janeiro deste ano, uma ação de indenização por danos materiais contra o ex-parlamentar, que já responde a processos do Ministério Público por conta da Operação Feudalismo.

Publicidade

Cessar-fogo
Após o duelo da semana passada em torno do projeto de lei que concedia desconto de IPTU para empresas atingidas pela pandemia, o líder de governo Henrique Hermany (PP) e o vereador Rodrigo Rabuske (PTB) acertaram os pontos nos corredores da Câmara na segunda-feira. Ambos manifestaram intenção de manter o debate no campo das ideias.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.