Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estiagem

Estado anuncia medidas para reduzir impactos da seca

Herveiras é um dos municípios mais castigados pela falta de chuva na região | Foto: Clécio da Silva

Em uma reunião na tarde dessa segunda-feira, 20, em Porto Alegre, articulada pelos deputados estaduais do Vale do Rio Pardo Adolfo Brito (PP) e Edson Brum (MDB), a Secretaria Estadual de Agricultura anunciou algumas medidas para minimizar os impactos da estiagem prolongada que atingiu quase cem municípios no Estado.

LEIA MAIS: Comitê vai acompanhar estiagem semanalmente em Rio Pardo

Entre os anúncios estão a perfuração emergencial de 20 a 30 poços artesianos, a criação de um sistema integrado de previsões climáticas para o meio rural, agilização na homologação dos decretos de situação de emergência, aporte de R$ 15 milhões para implantação de microaçudes e para distribuição de água, incentivos a sistemas de irrigação para propriedades rurais e apoio à renegociação de dívidas dos produtores junto aos bancos, nas esferas estadual e federal.

Publicidade

Conforme Brito, além do relato dos todos os presentes, ao Secretário em Exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, sobre os prejuízos causados pela forte seca, foi entregue ofício pelo Prefeito Bertino Rech, de Passa Sete, assinado por dirigentes sindicais, lideranças, produtores e Emater, especificamente sobre a situação da Região Centro Serra.

LEIA MAIS: Perdas milionárias com a estiagem deixam lições para os agricultores

O Presidente da Comissão de Agricultura, confirmou que o órgão técnico e consultivo, vai atuar junto às Secretarias de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente e também do Planejamento, para agilizar trâmites de processos ambientais e licitatórios que visam a implantação de algumas medidas emergências.

Publicidade

Adolfo Brito e Edson Brum anunciaram, durante a reunião, que foram acionados o Senador Luís Carlos Heinze, o deputado Alceu Moreira, assim como os demais parlamentares da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, visando apoio do Ministério da Agricultura e outros órgãos federais, à busca de recursos de crédito emergencial para custeio; perfuração e construção de redes de água, pela Funasa.

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo tem 15 municípios em emergência por causa da seca

Reunião com Lara

Publicidade

Na manhã desta terça-feira, 21, o governador em exercício, Luís Augusto Lara, recebeu, no Palácio Piratini, representantes do setor agrícola, de movimentos sociais e dos municípios para fazer um levantamento das perdas causadas pela ausência de chuva.

Lara destacou que, além das medidas já anunciadas pelo Estado, será necessário reforçar o pedido de apoio ao governo federal. “Esse é o tema que mais angustia os gaúchos no momento. A cada cinco anos, enfrentamos o problema, mas sempre parece que é a primeira vez. Temos de enfrentar o tema com pressão política, vontade e orçamento”, garantiu o governador em exercício.

LEIA MAIS: Entidades elaboram lista com dez demandas para amenizar efeitos da seca

Publicidade

Entre as medidas, estão as solicitações, direcionadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de prorrogação do prazo de zoneamento agrícola e de reserva de cota extra do seguro agrícola. “O secretário Covatti Filho está em contato com a ministra Tereza Cristina”, garantiu o secretário em exercício de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

A pasta vem acompanhando as perdas registradas nas principais lavouras e culturas. Desde o começo de janeiro, foram realizadas diversas reuniões com entidades do setor para verificar a situação e mitigar as perdas. O boletim mais recente da Defesa Civil contabiliza, até o momento, 74 municípios em situação de emergência devido à estiagem. As culturas mais afetadas são milho, fumo, soja e feijão.

LEIA MAIS: Estiagem deve impactar até a contratação dos safreiros

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.