Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Relatório de prejuízos

Comitê vai acompanhar estiagem semanalmente em Rio Pardo

Foto: Lula Helfer

Objetivo é que produtores possam reivindicar direitos e renegociar dívidas

O Comitê de Acompanhamento da Estiagem em Rio Pardo vai criar documentos semanais sobre os prejuízos causados pela seca. O primeiro laudo feito pelo comitê deve ser divulgado nesta terça-feira, 21. A organização foi criada assim que a prefeitura decretou situação de emergência, durante uma reunião na quinta-feira, 9.

O objetivo do grupo é criar um laudo detalhado que possa ser usado por todos os produtores para reivindicar direitos e renegociar dívidas. Participam do grupo a Cooperativa Agroindustrial Rio Pardo (Coparroz), Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá), Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda (Cotriel), Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Agricultura.

Um dos representantes do comitê, Ramiro Goulart Pereira Rêgo, vice-presidente do Sindicato Rural, salienta que os laudos devem ser feitos até o mês de abril, quando se espera que a estiagem termine. Representantes de cada uma das entidades vão acompanhar os produtores para construir o levantamento semanal. “Cada técnico vai enviar o levantamento da situação daquela semana”, explica. O Sindicato Rural é responsável por compilar estas informações em um documento que poderá ser usado por todos os agricultores, de qualquer porte. O balanço poderá ser usado para socorrer produtores que foram atingidos pela estiagem, caso seja necessário. “Para a prorrogação de dívidas, alongamento de contratos, solicitação de seguro”, completa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: seca revela bancos de areia do Rio Pardo

Mesmo com a chuva que acometeu Rio Pardo na semana retrasada e na quarta-feira passada, 15, Ramiro relembra que o prejuízo é irreparável. “Pode parecer que, como choveu e agora tem feito até uns dias mais amenos, que esse problema se solucionou, mas as perdas são consolidadas e irreparáveis”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Perdas milionárias com a estiagem deixam lições para os agricultores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.