Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COOPERAÇÃO

Unisc renova convênio com universidade alemã

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de parceria com a University of Veterinary Medicine de Hannover (TiHo), na Alemanha, recebe o professor Karl Heinz Willi Esser para a realização de pesquisas sobre biodiversidade e comportamento de peixes elétricos no Rio Grande do Sul. A cooperação entre as duas instituições existe desde 2010 e foi renovada neste ano.

Reconhecida pela combinação entre ciência moderna e tradição universitária, a TiHo foi fundada em 1778 e, atualmente, ocupa posição especial na Alemanha. Esser é especialista em comunicação animal com base em sinais biológicos, como ocorre com peixes elétricos e morcegos. Também trabalha com temáticas veterinárias relacionadas a animais silvestres, domésticos e de produção.

O estudo é autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e vinculado ao Laboratório de Zoologia do Departamento de Ciências da Vida da Unisc, ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado, e é acompanhado pelo professor Andreas Köhler, por alunos e bolsistas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Apesc comemora 60 anos de atuação pelo ensino superior nesta quinta-feira

Ao longo da pesquisa, os professores estudam diferentes espécies de peixes elétricos com pesquisas em campo, realizadas em Rio Pardo, em Rincão Del Rey, e nos laboratórios da Unisc. “Este é um convênio muito importante para a formação de nossos alunos, tanto na área da Biologia como na área da Medicina Veterinária. Além de proporcionar o contato com alunos e professores da Alemanha, oferece atividades que qualificam a formação deles. Prevemos a intensificação das atividades e de intercâmbios em um futuro breve”, enfatiza Köhler.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, se diz orgulhoso pelo fato de a Unisc ter essa parceria. “A universidade de Hannover tem história e tradição na área. Como nosso curso de veterinária é novo, é importante que tenhamos essa parceria de internacionalização no que se refere à pesquisa”, comenta o reitor.

Publicidade

O professor Karl costuma vir anualmente para a Unisc, assim como o professor Andreas realiza visitas anuais à TiHo. Atualmente, também está na Unisc uma aluna de mestrado da TiHo, Julia Kaufmann. Outros estudantes da TiHo já estiveram na Unisc para realização de pesquisas.

LEIA TAMBÉM: Ecossistema de inovação será lançado em Santa Cruz nesta quinta-feira

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.