Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CASA E COZINHA

Mini-horta: solução para cultivar em pequenos espaços

Foto: Rafaelly Machado

Exemplo de mini-horta

Os novos hábitos para promoção da saúde estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros. Entre eles, está o cultivo de plantas em pequenos espaços no pátio e até mesmo em apartamentos. O movimento urban jungle (selva urbana) faz parte dessas ações que englobam maior contato com a natureza. É um estilo de decoração que inclui plantas e elementos naturais em ambientes internos por meio de vasos, prateleiras, caixotes de madeiras, cestos, entre outros.

Nesse contexto, o ato de semear os próprios alimentos ganhou força e foi muito compartilhado nas redes sociais, com vídeos de do it yourself (DIY), que em português significa “faça você mesmo”, lives e passo a passo de como manter temperos, legumes e verduras. E, para produzir o próprio alimento, não é necessário dispor de um grande espaço. Além disso, nada mais bacana do que pegar algo fresquinho para adicionar no almoço ou jantar.

LEIA TAMBÉM: É possível viver sem sacolas plásticas? Veja práticas sustentáveis em Santa Cruz e pelo mundo

Publicidade

Mas ter uma horta em casa, mesmo que pequena, requer tempo, cuidado e dedicação. Para concretizar esse projeto, o mercado disponibiliza elementos que são essenciais para a otimização do espaço. Os suportes verticais, de parede e chão, as estruturas de chão e para horta suspensa são os preferidos para iniciar o projeto saudável.

É possível cultivar desde ervas até hortaliças em pequenos espaços, segundo o supervisor da Agro Comercial Kist & Heemann, Lúcio Reis. Ele ainda reforça que é importante atentar-se à sazonalidade. No período de frio, algumas opções são repolho, alface, alho, cebola, beterraba, couve-flor e brócolis. Os meses de calor são propícios para tomate, pimentão, moranga, abóbora, cenoura, vagem, pimenta e morango. Temperos como cebolinha, salsa, manjericão, tomilho e alecrim, por exemplo, podem ser plantados o ano todo.

LEIA TAMBÉM: Alimento que vem do telhado: morador do Bairro Ana Nery mantém horta em cima da casa

Publicidade

Os benefícios de manter uma mini-horta são diversos. Além de consumir algo de boa procedência, o cultivo pode se transformar em um hobby e, para alguns, até atividade terapêutica. Estudos indicam que quem mexe com plantas e terra tem uma melhora na saúde física e mental. Então, bora entender como começar uma horta em casa?

Como começar uma mini-horta

  • Local adequado – De modo geral, as espécies da mini-horta devem ser expostas ao sol, pelo menos, de três a quatro horas ao dia. Por isso, é importante avaliar o local onde será feito o plantio, se há iluminação natural.
  • Prepare o solo – Outro fator que influencia diretamente a saúde da planta é o trato da terra. “O fertilizante e o adubo são as comidas da plantas. Através deles, dá para corrigir o pH da terra. Também indicamos o uso do calcário para diminuir a acidez do solo”, explica Lúcio. Se há ocorrência de insetos, lagartas, formigas, um inseticida pode ser aplicado. É importante, sempre que houver novo plantio, mexer a terra, para que as raízes se desenvolvam melhor.
  • Irrigação – Água é um elemento vital para qualquer ser vivo, e não é diferente para os temperos e as hortaliças. Nesse sentido, a irrigação deve ser bem controlada. Nos dias mais quentes, é importante regá-las todos os dias. Já no inverno, a frequência diminui para a cada três ou quatro dias, ou quando se notar o solo seco.
  • Espaço – Uma das vantagens dessa modalidade de plantio, sem dúvida, é o aproveitamento de pequenos espaços. Por isso, alguns temperos podem ser plantados e combinados a outras espécies, sem interferir no crescimento uma da outra. Algumas cultivares que podem dividir espaço são manjericão e tomate; alface e cenoura; alecrim, sálvia e tomilho, entre outros.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.