Quem precisar fazer registro de acidente de trânsito em Santa Cruz do Sul pode contar agora com uma nova plataforma para fazer a declaração da ocorrência. A medida vale para acidentes sem feridos. Através do site da prefeitura, o cidadão ingressa na aba DAT e, portando documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), acessa o sistema para fazer o passo a passo do registro. De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito de Santa Cruz, Cassiano Rauber, o objetivo é agilizar o processo para motoristas envolvidos.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil divulga imagem da roupa de mulher encontrada morta em arroio; confira
“Esse sistema de compartilhamento de dados entre as instituições foi possível devido a um termo de cooperação técnica assinado pela prefeita Helena Hermany com a Polícia Rodoviária Federal em 2019. A plataforma busca facilitar e agilizar os processos, além de permitir a declaração mesmo depois do acidente”, explica.
Publicidade
Além disso, o coordenador salienta que a plataforma deve ser usada somente para casos de acidentes sem vítimas. “Quando há vítimas, a orientação é que as pessoas acionem os órgãos de segurança”. Feita a declaração, os agentes da Guarda Municipal de Trânsito farão a conferência e, em um prazo de até cinco dias, retornarão o documento via e-mail. Em caso de dúvidas, a Guarda Municipal de Trânsito pode ser acionada.
*Colaboraram os jornalistas Maria Regina Eichenberger e Leandro Porto
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade