Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Balanço aponta que Samu atendeu mais casos clínicos do que acidentes em Santa Cruz em 2022

O número de ocorrências atendidas pelas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Santa Cruz do Sul, foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram 4.949 atendimentos de janeiro a dezembro de 2022 – em média, 13 saídas por plantão. Em 2021, o total de chamados para o 192 foi de 4.889.

Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, a secretária de Saúde, Daniela Dumke, destacou que as ligações foram, na maioria, referentes a casos clínicos. Apesar de um número reduzido, os trotes, em 2022, afetaram o atendimento do Samu em Santa Cruz. “É inaceitável. Infelizmente ainda ocorre”, ressaltou. Os trotes representaram 1% dos quase 5 mil chamados em 2022. Ainda segundo o balanço divulgado pela secretária Daniela Dumke, o dia da semana com mais registros de chamadas para o Samu no ano passado foi quinta-feira.

LEIA TAMBÉM: Saúde amplia vacinação contra a Covid-19 para todas as crianças em Santa Cruz; saiba aonde ir

Publicidade

Com o aumento de demanda, a meta, para 2023, é equipar o Samu com uma terceira ambulância para atender demandas municipais. A ambulância de suporte básico não conta com médico. A manutenção do Samu é feita pelo Estado e pela Prefeitura de Santa Cruz.

LEIA MAIS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.