Setembro assume, por tradição, significado todo especial para Santa Cruz do Sul. Trata-se do mês em que a cidade comemora seu aniversário. A autonomia político-administrativa foi obtida em 28 de setembro de 1878, quando a localidade se emancipou de Rio Pardo. Assim, quando setembro se encaminha para o final, e a primavera retornou aos pagos, é tempo de festa em Santa Cruz. E esse congraçamento antecipa, em questão de dias, o intenso movimento que se estabelece em outubro, com a Oktoberfest.
LEIA TAMBÉM: Um drama que fica como um alerta
No entanto, enquanto o níver não chega, e a Oktoberfest não é aberta, não é que a agenda de setembro, já sempre disputada, agora apresenta mais uma atração muito especial? Neste final de semana, por uma iniciativa da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), o Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo, sedia a 1ª ExpoFeira Rural, espaço de integração entre atores identificados com o campo, em especial a agricultura familiar das pequenas propriedades.
Publicidade
Na pauta, como não poderia deixar de ser, a apresentação e a difusão de novas tecnologias, num momento muito oportuno: estamos em meio aos primeiros movimentos de uma nova safra agrícola, a que se planta na saída deste inverno e no comecinho desta primavera para ser colhida (e os votos são de que com pleno sucesso!) ao final do verão e no comecinho do outono de 2024.
LEIA TAMBÉM: Para aprender a olhar o mundo como um artista
Para uma região que há mais de duas décadas tem na Expoagro Afubra um de seus grandes patrimônios, a chegada da ExpoFeira Rural deve ser comemorada como um golaço. Os dois semestres do ano agora serão abrilhantados por dois eventos de projeção nacional: em setembro, iremos ao parque para conferir as tecnologias no instante mesmo em que os produtores agilizam o plantio de uma nova safra; em março, para lá todos rumamos a fim de conferir, nas estações experimentais e nos estandes de difusão tecnológica, o desempenho de cultivares e implementos. O agro, que há décadas impulsiona a socioeconomia com a renda advinda do tabaco e de todas as demais atividades diversificadas, é também o fermento que aquece o campo e a cidade através desta indústria de horizontes amplos (e quase infinitos) constituída por grandes eventos.
Publicidade
Parabéns à Afubra e parabéns à Fetag-RS, por essa parceria que, efetivamente, é um presente formidável para o Vale do Rio Pardo!
Em outros termos: todos os caminhos levam à 1ª ExpoFeira Rural, em Rincão Del Rey!
LEIA TAMBÉM: Setembro chega com tudo!
Publicidade
E, em tempo: neste domingo, não deixe de, nesse percurso, dar uma passadinha também no Festival Brasas e Acordes, no Complexo Vila, Velasco e La Campana, para uma degustação para lá de especial!
São, definitivamente, dias inesquecíveis!
Um ótimo final de semana para todos!
Publicidade